Início > Transportes > Estudantes da rede municipal conhecem cotidiano do transporte coletivo

Estudantes da rede municipal conhecem cotidiano do transporte coletivo

Publicado em:  08/06/2022

Programa Aula Passeio é realizado em parceria entre a Secretaria de Transportes e empresas

Uma manhã inteira dedicada a aprender mais sobre o cotidiano do transporte coletivo, empatia com os profissionais, valores, respeito ao bem comum e também direcionamentos sobre o Programa Jovem Aprendiz. Esses são alguns dos objetivos do programa ‘Aula Passeio’, da Secretaria Municipal de Transportes de São Gonçalo, que é realizado em parceria com empresas de ônibus para alunos da rede municipal de ensino.

O programa é realizado pelo Departamento de Educação Para o Trânsito junto a empresas que se disponibilizam para parcerias com a Semtran, com foco em alunos do 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta quarta-feira (8), alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro conheceram a garagem da viação Fagundes, em Vista Alegre.

A ação tem objetivo de melhorar o comportamento dos jovens usuários no transporte coletivo, além de possibilitar que eles conheçam o dia a dia de alguns profissionais que atuam na empresa.

“Conhecendo de perto a realidade desses profissionais, os jovens passam a compreender a importância que cada um deles tem na nossa sociedade. Além disso, eles têm contato com as possibilidades de iniciar uma carreira através do Jovem Aprendiz”, disse o secretário de Transportes, Fábio Lemos.

Nesta quarta-feira, os alunos assistiram a vídeos motivacionais abordando assuntos como empatia, valores e respeito ao bem comum e foram conscientizados sobre a importância de zelar pelos ônibus que trafegam na cidade. Na oportunidade, os estudantes conheceram o setor de capotaria da empresa e puderam ver de perto os transtornos provocados por ações de vandalismo aos coletivos, que precisam ser retirados de circulação para os devidos reparos.

Os alunos também foram presenteados com estojos feitos a partir de materiais utilizados para encapar os bancos dos veículos.

O Departamento de Educação para o Trânsito também abordou a vida profissional e mostrou como os jovens de 14 a 24 anos podem fazer inscrição no Programa Jovem Aprendiz e mostrou a disponibilidade das vagas disponibilizadas pelas empresas e também as possibilidades do programa para o mês de junho. A empresa Fagundes também participa do programa e receberá currículos de jovens que tenham interesse em atuar no ramo de transportes coletivos.

Foto: Ascom