Início > Meio Ambiente > Estudantes da rede municipal participam de excursão à APA

Estudantes da rede municipal participam de excursão à APA

Publicado em:  25/06/2019

Dança de quadrilha, brincadeiras tradicionais e conscientização ambiental marcaram o dia de 50 alunos do ensino fundamental do Ciep Municipalizado Doutor Armando Leão Ferreira, que participaram de um arraiá na Área de Preservação Ambiental (APA) do Engenho Pequeno, nesta segunda-feira (24). A ação está inserida no calendário de comemorações pelo Mês do Meio Ambiente.

Durante o dia, as crianças pularam amarelinha, corda e também participaram de outras brincadeiras que fazem parte das festas juninas. Os alunos receberam palestra sobre conscientização do descarte de óleo, com foco na transformação deste material em sabão. A intenção é que os estudantes façam o papel de multiplicadores dentro do eixo familiar.

“Precisamos passar para os jovens a importância de proteger o meio ambiente, não cortar árvores, não queimar o lixo e preservar a fauna e a flora. Queremos incetiva-los a serem amigos da natureza. Ter um local como a APA do Engenho Pequeno é um privilégio. É como um pedacinho da Mata Atlântica em São Gonçalo, e precisamos cuidar dela”, disse Luciane Marinho, administradora da APA.

No início do mês, havia sido realizada outra excursão à APA, com estudantes da rede municipal de ensino, que fizeram o plantio de dezenas de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como Ipê Amarelo, Pau-ferro, Aroeira, Ipê Rosa e Sibipiruna.

Autor: Aaron Cesar