Início > Meio Ambiente > Estudantes da rede municipal participam de palestra na APA do Engenho Pequeno

Estudantes da rede municipal participam de palestra na APA do Engenho Pequeno

Publicado em:  05/09/2019

Na última quarta-feira (40), alunos do quinto ano da Escola Municipal Pastor Ricardo Parise, localizada no Joquéi, realizaram uma excursão até a Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno para participar de uma palestra sobre educação ambiental e conhecer um pouco mais sobre a importância da natureza na sociedade. A atividade foi uma integração entre as crianças e o meio ambiente e contou com cerca de 40 alunos, além dos professores responsáveis e integrantes da APA.

“Precisamos passar para os jovens a importância de proteger o meio ambiente, não cortar árvores, não queimar o lixo e preservar a fauna e a flora. Para pensar no futuro é necessário agir no presente, logo, queremos mostrar a eles o grande privilégio que o município possui por conter essas áreas de preservação, além de incentivá-los a serem amigos da natureza e se tornarem mais conscientes. Ter um local como a APA do Engenho Pequeno é como um pedacinho da Mata Atlântica em São Gonçalo, e precisamos sempre cuidar dela”, disse Luciane Marinho, administradora da APA.

Frequentemente, grupos de escolas, igrejas, cursos e moradores de outras cidades realizam visitas à APA como atividade de entretenimento e conhecimento do meio ambiente. O local é aberto para crianças, jovens e adultos todos os dias, mas com a necessidade de um agendamento prévio na própria APA ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente quando a atividade for realizada em grupo.

A APA do Engenho Pequeno está localizada na Rua Acácio Raposo, no Engenho Pequeno. Seu horário de funcionamento é de 7h às 16h, diariamente. As visitas nos finais de semana acontecem somente com agendamento prévio.

Autor: Raquel Muniz