Início > Educação > Estudantes do Conecta EJA debatem sobre paz e justiça

Estudantes do Conecta EJA debatem sobre paz e justiça

Publicado em:  17/05/2019

O Projeto Conecta EJA realiza encontros com os estudantes matriculados na EJA da Rede Pública de Ensino Municipal de São Gonçalo toda última quinzena do mês. Os temas são escolhidos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e para este mês de maio foi escolhido o ODS 16, cujo tema é “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”. A programação começou no último dia 15 com estudantes do Colégio Municipal Amaral Peixoto, mas até o dia 28 próximo participam dos encontros os alunos da Escola Municipal Aurelina Dias Cavalcanti, do Colégio Municipal Presidente Castello Branco, do Colégio Municipal Ernani Faria, da Escola Municipal Visconde de Sepetiba e da Escola Municipal Irene Barbosa Ornellas. Cada encontro conta com um convidado especial para proferir palestra e coordenar o debate.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) busca despertar nas pessoas a real importância da Educação para o resgate da dignidade humana e da inclusão social. “O trabalho do Conecta EJA, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, visa integrar os conteúdos trabalhados em sala de aula com uma ação cidadã dos alunos”, afirma a coordenadora da EJA, professora Karla Porto.

Entre os objetivos do programa estão construir estruturas cognitivas para tomada de decisões; buscar caminhos para a autonomia dos alunos; integrar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a realidade que vivemos; promover a integração do ser humano no universo da leitura e da escrita de mundo; ampliar as possibilidades de relacionamentos; propiciar outras oportunidades de ensino e aprendizagem; e fazer a ponte entre escola – sociedade para melhoria da cidade.

Autor: Selma Nogueira