Início > Educação > Estudantes vão à feira na Escola Municipal Almirante Dutra

Estudantes vão à feira na Escola Municipal Almirante Dutra

Publicado em:  14/06/2019

Os estudantes da Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, em Alcântara, estão participando do Projeto Agricultura Viva, seguindo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS) da ONU, com foco na Agricultura Sustentável. Com isso, uma vez por mês (sempre na 2ª segunda-feira) eles recebem a Feira Viva, uma exposição dinâmica e interdisciplinar com produtores agroecológicos de São Gonçalo. A ação é intersetorial entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, o Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural de São Gonçalo e os produtores rurais.

“Esse trabalho é muito importante não só para a educação, é importante para melhorar a qualidade de vida em nosso município. O que as crianças estão aprendendo na escola vão levar para dentro de suas casas hoje e no futuro. Não se trata só de conteúdo de disciplinas curriculares, é muito mais que isso. Elas estão aprendendo a se alimentar melhor, a produzir alimentos, a valorizar e preservar o meio ambiente. É um trabalho importante que nos enche de orgulho”, ressalta o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

Com a feira, os alunos trabalham diversas disciplinas como Português, onde fazem redação sobre o tema, Geografia, onde aprendem a reconhecer os mais diversos ambientes, climas e tipos de solo, além da preservação do meio ambiente. Mas o grande destaque é a educação financeira porque eles estão aprendendo a comprar, a fazer contas, a escolher o produto mais adequado para sua alimentação.

“Os alunos vão para a feira com uma lista de compras. Eles verificam os preços e fazem a compra de acordo com o seu orçamento. Esse projeto é muito importante porque a gente consegue trabalhar a questão da alimentação saudável, que é uma preocupação antiga da escola. Nós mostramos a importância de comer verduras e legumes, de cuidar do meio ambiente e todas as questões ligadas à nossa saúde. Educar não é só cuidar da grade curricular, é muito além disso”, afirma Ligia Coutinho, diretora da Escola Municipal Almirante Dutra.

No início do mês, os alunos visitaram o sítio de um dos agricultores, onde tiveram oportunidade de aprender a plantar. “Foi uma experiência ótima, já que o dono do sítio preparou a terra para eles efetuarem o plantio e ensinaram como cuidar desde a semente até a época da colheita. Nós temos uma pequena horta na escola, principalmente com temperos, e as crianças adoram cuidar das mudinhas. Precisamos aproveitar essa oportunidade de preparar as crianças para um futuro melhor, com mais saúde e consciência para cuidar do nosso planeta”, afirma Lígia.

Autor: Selma Nogueira