Início > Saúde > Evento lembra Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

Evento lembra Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

Publicado em:  27/10/2022

Programa municipal realiza trabalho de conscientização para quantificar população negra atendida na área da saúde

Nesta quinta-feira (27), comemora-se o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. Para celebrar a data, o Programa Municipal de Saúde da População Negra realizou, na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), duas palestras sobre a política nacional de saúde integral da população negra e os efeitos sociais na saúde da população negra.

Desde 2006, no dia 27 de outubro, acontecem em todo o país, diversas atividades para mobilizar a população negra sobre os seus direitos à saúde e ampliar o debate com gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.

Em São Gonçalo, o Programa Municipal de Saúde da População Negra trabalha durante todo o ano para fazer o levantamento desta população nas unidades de saúde. O objetivo é garantir políticas públicas na saúde respeitando as suas características. O programa já teve desdobramentos com a implantação de dois segmentos: doença falciforme e LGBTQI+.

“Através dos levantamentos já realizados nas unidades de saúde, percebemos que precisávamos de mais dois segmentos na linha de cuidados com os negros: a doença falciforme e um específico para LGBTQI+. Eles estão em fase de implantação, onde está sendo elaborada a linha de cuidados para aprovação junto ao Conselho Municipal de Saúde e, posteriormente, a implantação na rede municipal de saúde”, disse a coordenadora do programa, Belmira Félix de Oliveira Rodrigues.

O objetivo do Programa Municipal de Saúde da População Negra é atender a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), criado em 13 de maio de 2009, por meio da Portaria GM/Nº 992 e que tem como propósito garantir maior grau de igualdade no atendimento à saúde, em seus aspectos de promoção, prevenção, atenção, tratamento e recuperação de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis incluindo aqueles de maior prevalência nesse segmento populacional.

A pesquisa entre os moradores de São Gonçalo e o registro do quesito raça/cor nos sistemas de informação em saúde vai nortear as ações necessárias para melhorar a atenção para este público. No entanto, já é sabido que há fatores socioeconômicos e genéticos que têm maior prevalência na população negra, como alcoolismo, desnutrição, tuberculose e verminose (socioeconômicos) e hipertensão arterial, diabetes mellitus, síndrome hipertensiva na gradivez e doença falciforme (genético).

Qual é a sua cor/raça? – Esta pergunta está sendo feita em todos os atendimentos das unidades de saúde de São Gonçalo e é uma determinação do Ministério da Saúde, através da portaria 344, de 1º de fevereiro de 2017. Por isso, não estranhe a pergunta quando a atendente perguntar e responda: preta, parda, branca, amarela ou indígena. Você é a pessoa mais importante para dizer quem você é. Por isso, é importante o cidadão colaborar para que cada vez mais o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha a sua cara, a sua cor.

Para os registros no Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Municipal de Saúde da População Negra realiza a capacitação dos coordenadores regionais da Atenção Básica, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e outros; faz visitas técnicas à rede municipal de saúde e eventos para esclarecer a importância da coleta dos dados.

Onde procurar ajuda:

Conselho Municipal da Igualdade Racial
Rua Dr. Porciúncula, 395, Venda da Cruz, São Gonçalo

Programa Municipal de Saúde da População Negra

Av. São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo (estacionamento do 2º andar do São Gonçalo Shopping)