Início > Meio Ambiente > Evento promove igualdade racial e homenageia Tia Marcolina

Evento promove igualdade racial e homenageia Tia Marcolina

Publicado em:  29/03/2019

A campanha 21 Dias de Ativismo contra o Racismo foi finalizada com uma grande homenagem em São Gonçalo. Tia Marcolina Alexandrina da Silva recebeu a premiação Pérola Negra, na manhã desta sexta-feira (29), durante evento realizado na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Marcolina Maria da Conceição, em Monjolos.

Tia Marcolina dedicou mais de 40 anos ao magistério e construiu, em 1991, a creche que, posteriormente, se tornaria a atual UMEI. Ela pretendia ajudar as mães que precisavam trabalhar fora e não tinham com quem deixar os filhos. Por isso, após a municipalização da unidade, a creche recebeu o nome de sua avó, Marcolina Maria da Conceição, como homenagem. Agora, é a vez da própria Tia Marcolina ser reverenciada.

“É um momento de muita emoção, meu coração está carregado de gratidão. Só tenho a agradecer a Deus, pois foi ele que me ajudou até aqui. Me sinto muito feliz e realizada em saber que faço parte da vida de tantas pessoas especiais. Eu lutei e venci”, disse a emocionada Tia Marcolina, aos 87 anos.

O presidente do Centro de Estudos Brasil África (Ceba) e da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB-SG, Herimar Santana, ressalta que Tia Marcolina é um exemplo de luta pela igualdade racial e tem um trabalho de extrema importância em São Gonçalo.

Para a presidente do grupo Dandaras para Sempre, Daniele Gonçalves, “é um motivo de muita alegria e de orgulho estar promovendo essa homenagem. O trabalho da Tia Marcolina é grandioso e serve de exemplo para todos nós”, afirmou.

Também presente, o secretário de Educação, Marcelo Azeredo, destacou a importância de prestar homenagem a alguém ainda em vida. “Sou apaixonado pela educação e é emocionante ver o sonho dela se tornando realidade ao longo da vida. Ela faz parte da história de Monjolos e do município. É assim que se faz educação”, ressaltou.

Ao final, os alunos da UMEI fecharam o evento com uma apresentação de dança. A homenagem foi promovida pelo Centro de Estudos Brasil África (Ceba) e grupo Dandaras para Sempre, apoio da OAB-SG e Prefeitura de São Gonçalo.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Jonas Guimarães