Início > Desenvolvimento Social > Evento promove inclusão de pessoas com deficiência

Evento promove inclusão de pessoas com deficiência

Publicado em:  13/09/2017

Cerca de 400 pessoas participaram do Dia D de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Segurados Reabilitados do INSS, que aconteceu no Sest/Senat, no bairro Tribobó. Esta é a primeira edição da iniciativa em São Gonçalo e tem como objetivo reunir trabalhadores com deficiência e os empregadores, no mesmo espaço, para motivar a inclusão social. As secretarias municipais de Desenvolvimento Social; Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência; e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho participaram do evento.

Além da intermediação de vagas no mercado de trabalho, foram disponibilizadas múltiplas atividades voltadas para a inclusão. O dia D da Inclusão foi promovido pelo Ministério do Trabalho, através da Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo.

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Marlos Costa, destacou a importância do cumprimento da lei de cotas.

“Este é o primeiro evento de inclusão de pessoas com deficiência e pessoas reabilitadas que acontece na cidade e vale destacar que as empresas não fazem favor em empregar e acolher as pessoas com deficiência, este é um direito estabelecido por lei. A empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados. Fico feliz em ver esse auditório repleto de pessoas de São Gonçalo e região para buscar uma oportunidade de trabalho. Quero parabenizar a iniciativa do Ministério do Trabalho por levar a política pública para a população”, disse Marlos.

No Dia D, foram disponibilizados acesso aos serviços de encaminhamento para oportunidades de emprego, emissão de carteira de trabalho, orientação trabalhista e previdenciária, qualificação profissional, atenção farmacêutica, aferição de pressão arterial e glicose.

A secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Marta Maria, destacou a importância da busca da própria história.

“O trabalho eleva, valoriza e melhora a autoestima da pessoa com deficiência. Fico muito enaltecida em participar de um evento como este”, destacou.

O evento ainda contou com a apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a presença do Diretor do Sest/Senat, Henriques Amaral; secretário de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto; Procurador do Trabalho, João Batista Berthiê; secretário do Estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes; subsecretário de Trabalho de São Gonçalo, Douglas Ruas; gerente executiva do INSS Niterói, Elzi Ferreira, entre outros.

Fonte: SMDS