Início > Saúde > Exames poderão ser marcados por aplicativo em São Gonçalo

Exames poderão ser marcados por aplicativo em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/06/2017

Os moradores de São Gonçalo agora poderão marcar seus exames do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo celular. A iniciativa , que é pioneira no Brasil, será lançada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo em julho e ainda vai garantir uma resposta de agendamento em 72 horas.

“É um grande desafio para a nossa gestão, mas a população precisa de uma resposta mais rápida da nossa Central de Regulação. Com o aplicativo, vamos agilizar a marcação de exames e também a resposta deles”, conta o secretário de Saúde de São Gonçalo, Dimas Gadelha.

As marcações acontecerão através do aplicativo “Saúde.com”, que já funciona na cidade como um informativo. Hoje a população já consegue saber onde estão as especialidades médicas, avaliar as unidades de atendimento e ainda apontar focos de mosquito da dengue.

O lançamento acontecerá na primeira quinzena de julho como fase de teste, mas o usuário do SUS já poderá agendar seus exames. Neste primeiro momento, serão disponibilizados 5 tipos de exames: mamografia, densitometria óssea, endoscopia, tomografia e videolaringoscopia. A resposta do agendamento poderá ser consultada no próprio aplicativo após 72 horas ou o paciente receberá um SMS com o celular informado no cadastro

O aplicativo irá informar o dia, local e a senha de acesso para levar até o local da marcação.

“O paciente sairá da consulta e com o pedido em mãos já poderá marcar o exame. Já está quase tudo pronto. Estamos treinando as equipes e ajustando detalhes no sistema”, adiantou o secretário.

O prefeito José Luiz Nanci aprovou a iniciativa e aponta que esta é mais uma ação para agilizar o atendimento na rede de saúde.

“Hoje o trâmite para marcação das consultas é demorado. Queremos mais agilidade nesse processo. Usando a tecnologia ao nosso favor iremos facilitar a realização dos procedimentos “, explica o prefeito.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content