Início > Semimd > Exposição homenageia mulheres que marcaram história

Exposição homenageia mulheres que marcaram história

Publicado em:  06/08/2019

Em comemoração aos 13 anos da Lei Maria da Penha, a artista plástica Elizabeth Salles inaugurou nesta segunda-feira (5), no São Gonçalo Shopping, a exposição “Eu Mulher. Nós Mulheres. Presente!”, que propõe despertar no público a emoção de reconhecer a si mesmo através da luta de mulheres que deixaram seu legado na história universal. A mostra realizada pela Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, através da Subsecretaria da Mulher, é gratuita e poderá ser visitada até o dia 25 de agosto.

“Eu Mulher. Nós Mulheres. Presente!” reúne 21 obras produzidas com materiais como argila, gesso, resina e terracota. As peças são inspiradas em nomes como Teresa de Benguela, Frida Kahlo, Aracy Guimarães Rosa, Madre Tereza de Calcutá, Marielle Franco, entre outras.

“Trouxemos essa exposição para o shopping, que muitas vezes é um lugar de compras e passeio, com o intuito de mostrar para a nossa população a importância e a visualização daquelas mulheres que tiveram vivências de luta e que se dedicaram por causas sociais em tempos de tão poucas valorizações. É uma forma de nos lembrarmos de todas essas mulheres que fizeram ou fazem ainda história na nossa vida e influenciaram nas nossas conquistas”, explicou Andréa Machado, subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher.

Com a exposição, a gonçalense Elizabeth Salles tem com objetivo demonstrar o corpo como expressão artística e cultural, mas também como presença humana, símbolo de resistência e de empoderamento.

“Apesar de ter minha obra admirada em outros momentos, muito me honra ser acolhida por mais esse importante espaço de divulgação artística que, sem dúvida, dará maior visibilidade à mensagem transmitida pelo meu ofício. Os desafios me motivam. Com as peças selecionadas para a mostra espero atender ao objetivo proposto por esta subsecretaria voltada para a defesa dos direitos das mulheres”, afirmou Elizabeth.

A secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa Com Deficiência, Marta Maria Figueiredo, esteve presente ao evento de inauguração e elogiou o trabalho da artista.

“Estou encantada com o trabalho da Elizabeth. O seu acervo é riquíssimo e cada obra surpreende pela perfeição nos detalhes. O mais importante é a reflexão que essa exposição propõe, fazendo com que reflitamos sobre a história e luta de cada mulher aqui homenageada”, disse Marta.

Exposição “Eu Mulher. Nós Mulheres. Presente!”
De 05/08 até 25/08
De terça a sexta-feira
Horário: Das 13h30 às 19hs
Local: São Gonçalo Shopping (Av. São Gonçalo, 100, Boa Vista)