Início > Cultura e Turismo > FASG e SMTC criam agenda de caminhadas turísticas em SG

FASG e SMTC criam agenda de caminhadas turísticas em SG

Publicado em:  07/02/2017

A Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG) e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC) promovem, a partir deste mês, um projeto de caminhadas turísticas, incentivando moradores e turistas a conhecerem pontos de relevância histórica e geográfica do município. A primeira escolha foram as Grutas de Caulim, no bairro de Santa Izabel, zona rural de São Gonçalo, nos dias 9 e 12 de fevereiro.

As grutas contam com um conjunto de 22 cavernas, numa extensão de aproximadamente 10 mil metros quadrados, e salões com mais de 30 metros de altura, fazendo desta, uma das mais bonitas paisagens gonçalenses. As cavernas se desenvolveram por conta da escavação de rocha calcária que ocorria no passado, desativada após terem sido inundadas pela água de um lençol freático. É possível chegar a pé, com uma caminhada média de 1 hora e 10 minutos, partindo da região central de Santa Izabel. As cavernas ficam dentro do terreno da Fazenda Santa Edwiges, mas são abertas ao público.

“O poder público quer preencher esses espaços e busca incentivar a visitação e preservação de um passeio que pode ser prazeroso para toda família. Papel fundamental da secretaria nessa gestão do prefeito José Luiz Nanci é facilitar o acesso aos gonçalenses sobre o que a cidade possui de melhor”, diz Carlos Ney Ribeiro, secretário de Turismo e Cultura, e presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo.

A saída para a caminhada está prevista para 8h e os participantes deverão se reunir na Praça de Santa Izabel. A trilha é classificada como moderada e será acompanhada por guias. Recomenda-se que as pessoas vistam roupas leves, tênis e levem água, lanches leves e protetor solar.

Fonte: SMTC