Início > Cultura e Turismo > Fazedores de cultura são capacitados para elaboração de projetos

Fazedores de cultura são capacitados para elaboração de projetos

Publicado em:  28/09/2023

Prefeitura realiza oficinas de formação visando a Lei Paulo Gustavo

A noite da última terça-feira foi de reunião com os fazedores de cultura da cidade de São Gonçalo, que lotaram o Teatro Municipal para participar da oficina de formação para elaboração e enquadramento de projetos culturais visando os editais da Lei Paulo Gustavo, que serão lançados em outubro. A classe artística pôde conferir o primeiro módulo das oficinas e aprender a formatar o projeto cultural, incluindo objetivo, justificativa, público alvo, estratégias de divulgação, cronograma e orçamento.

“Vamos tirar todas as dúvidas em relação à Lei Paulo Gustavo. Ver o teatro lotado por pessoas que querem fazer cultura é muito gratificante. Ver essa empolgação, essa vontade de fazer, nos dá muita alegria! Nosso intuito hoje foi mostrar como se faz um projeto, porque existem outros editais abertos, além da Paulo Gustavo. A gente quis mostrar como se prepara o bolo, e na próxima etapa da capacitação vamos mostrar o sabor do bolo, que é a Paulo Gustavo do município”, disse a secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo link :

https://forms.gle/xgbGmyJSRcKxyK4z7 ou presencialmente na recepção da Secretaria (no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Estrela do Norte, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h).

A Secretaria de Turismo e Cultura apresentou o Módulo 1 à classe artística da cidade. Nos encontros serão apresentadas ferramentas e metodologias para que os fazedores de cultura e artistas gonçalenses possam tirar suas ideias da cabeça, colocar no papel, viabilizar financeiramente sua execução e efetivamente realizá-la. As oficinas terão três módulos. O segundo será realizado em outubro; já o terceiro, no mês de janeiro.

A secretaria realiza os fóruns de capacitação por entender a necessidade de oferecer o curso, durante os fóruns setoriais que foram realizados para reunir contribuições dos gonçalenses e nortear a elaboração do edital de fomento à cultura, democratizando o acesso da classe artística aos recursos.

São Gonçalo arrematou R$ 7,8 milhões com a Lei. Mais de 1.200 pessoas, de diferentes setores artísticos e culturais, participaram dos fóruns setoriais e da consulta pública no Colab, realizados em julho, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura.

Confira os conteúdos dos próximos módulos:

Enquadramento – “Módulo II – Por dentro dos editais”

Conteúdo: Como adaptar o projeto elaborado para o edital em que se deseja ser contemplado. Será apresentado modelo de projeto inscrito em cada edital lançado pela SMTC e as dúvidas poderão ser tiradas nos encontros.

Execução – “Módulo III – Execução de projetos e prestação de contas”

Conteúdo: Como realizar plenamente de forma correta o projeto cultural em que o produtor tiver sido contemplado, considerando todas as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. Treinamento para acesso e operação do Sistema.

Foto: Fábio Guimarães