Início > Cultura e Turismo > Fé e cultura popular movimentam o Bairro Almerinda

Fé e cultura popular movimentam o Bairro Almerinda

Publicado em:  19/07/2017

Acontece neste sábado (22), a partir das 18h, a Festa dos Foliões da Bandeira Estrela Nova do Oriente, que reunirá cerca de cinco grupos folclóricos (chamados de “bandeiras”), no bairro Almerinda. O evento é realizado todos os anos pela Associação dos Santos Reis de São Gonçalo. A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes (Fasg), ciente da importância da celebração no calendário cultural do município, fornece apoio cultural.

A cidade de São Gonçalo, que já chegou a contar com 16 grupos folclóricos de Folia de Reis, atualmente conta apenas com dois: Bandeira Nova Flor do Oriente, do Mutuá, comandada pelo Mestre Fumaça, e a Bandeira Estrela Nova do Oriente, do Bairro Almerinda, liderada pelo Mestre Waldecy, com um total de 13 integrantes e quase 40 anos de história na região. Para continuar lutando pela preservação dessa cultura, o grupo realiza a festa do “arremate” anualmente.

Considerada Patrimônio Cultural de São Gonçalo, pela Lei nº 132/2008, de 26 de março de 2008, cabe à Secretaria de Cultura e Turismo o incentivo e a manutenção das atividades das Folias de Reis no município. De acordo com o secretário da pasta, Carlos Ney Ribeiro, “o registro das festividades de Folia de Reis como patrimônio cultural do município é o reconhecimento de uma tradição que ultrapassou as fronteiras religiosas e fundiu-se à identidade cultural gonçalense. O prefeito José Luiz Nanci nos deu a missão de apoiar essa importante tradição cultural”, afirma.

Segundo a professora, pesquisadora de Cultura Popular e escritora do livro “Folia de Reis em São Gonçalo: Irmandade e Patrimônio”, Verônica Inaciola, a festa do “arremate” (ou popularmente chamada de “remate”), consiste na celebração do sucesso da jornada de Folia de Reis, que vai de dezembro a janeiro, com a apresentação de canções, danças e orações acerca da tradição popular dos Reis Magos, e outras atrações mais profanas. As agremiações, que vem de outras localidades, como Friburgo, Campo Grande, Baixada Fluminense e Morro da Mangueira, seguem se apresentando madrugada adentro.

A Festa dos Foliões da Bandeira Estrela Nova do Oriente, que acontece na Rua Cristiane Otoni, 423 – Bairro Almerinda, São Gonçalo, terá início às 18h, com entrada franca, e a previsão de término é para somente às 13h do domingo (23).

Fonte: SMTC