Início > Educação > Feira na APA de Pendotiba reúne artesãos e produtores gonçalenses

Feira na APA de Pendotiba reúne artesãos e produtores gonçalenses

Compartilhe isso:


Publicado em:  10/09/2022

Novos brinquedos foram inaugurados para as crianças neste sábado (10)

Com o tema “Bem-Vindo, Setembro”, a feira que acontece todo segundo sábado do mês, na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, atraiu dezenas de pessoas. Com o dia ensolarado, as famílias aproveitaram as atrações e os novos brinquedos instalados no local para as crianças.

Os alunos da Escola Municipal Irene Barbosa Ornellas, do bairro Jardim Catarina, estiveram presentes levando música para quem estava prestigiando o evento. As atividades, que contaram com cerca de 40 expositores, aconteceram numa ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, Educação e Conservação de São Gonçalo.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, falou sobre a importância desse tipo de evento com expositores locais. “Sou grato a cada um que está prestigiando o evento. Isso é muito importante para a nossa cidade. Expor o trabalho dos nossos artesãos e produtores locais é a valorização desses trabalhadores. É uma forma de trazer dignidade para a população gonçalense, que tem tanto talento, além de mostrar a nossa APA para quem ainda não conhece. Esse contato com a natureza é muito importante, principalmente para as nossas crianças”, disse.

Quem esteve no local encontrou artesanatos, produtos orgânicos, cerveja artesanal, caldos, pastel, caldo de cana, feijoada, sucos naturais, panificação artesanal, sobremesas, azeites, massas, paçoca de pilão, além de recreação e contação de história para crianças e DJs.

Presente no evento, o secretário de Conservação, Edson Leal, também destacou a importância das exposições, que acontecem há cerca de um ano. “É importante que a nossa cidade promova essas feiras, porque é uma opção de entretenimento para as famílias e uma grande oportunidade para os artesãos e produtores locais”, disse.

Kátia Linz, de 37 anos, esteve na feira pela primeira vez por indicação de uma amiga e disse que o evento superou suas expectativas. “O ambiente é muito familiar, trouxe a minha filha e ela está adorando brincar aqui no espaço. Teve contação de história. Eu e meu marido amamos a música ao vivo.  A gente não conhecia, mesmo morando aqui pertinho. Uma amiga, que é expositora, nos indicou a feira. Vamos vir todo mês agora”, disse.

Muitas crianças marcaram presença na feira e a pequena Mirella Santos, de 6 anos, quer voltar para brincar mais no parquinho. “Eu amei os brinquedos, eu adoro balanço e aqui tem. A tia contou história, brincou com a gente. O que eu mais gostei foi da barraca que vende bonecas, minha mãe deixou eu escolher duas. Quero voltar para brincar mais”.

A iniciativa surgiu da união de mulheres artesãs durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, quando as empreendedoras foram atingidas por dificuldades financeiras. A feira vem atraindo cada vez mais consumidores, com produtos feitos com muito carinho por artesãos e produtores artesanais, como, queijos, manteigas, cosméticos, utilidades para o lar e os mais diversos gêneros alimentícios.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content