Início > Cultura e Turismo >  Feriado com muita dança e conhecimento em São Gonçalo

Feriado com muita dança e conhecimento em São Gonçalo

Publicado em:  15/11/2023

Workshop de danças urbanas reúne mais de 180 pessoas no Municipal

O Teatro Municipal de São Gonçalo recebeu, nesta quarta-feira (15), 188 pessoas que participaram do workshop de danças urbanas totalmente gratuito, oferecido pela Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo. Ao todo, foram quatro oficinas de dança onde os participantes aprenderam coreografias iniciantes e avançadas.

As aulas oferecidas foram jazz funk, com a professora Lany Reis; dance hall,  com a professora Aline Braga; coreografia, com a professora Thay Fernandes; e hip hop dance, com o professor Júnior Shady.

Os alunos terminaram o workshop empolgados com a energia das aulas e muitos saíram com a certeza de que querem levar a dança como profissão.

É o caso da estudante Amanda Luiza, de 16 anos. Ela sempre foi apaixonada por dança, mas nunca teve a oportunidade de fazer uma aula.

“Eu sempre vejo os vídeos de dança e fico encantada. Eu morava do lado de um Studio e ficava na calçada de casa vendo as aulas, mas nunca consegui fazer porque minha mãe não tinha condições de pagar. Quando eu vi na rede social da Prefeitura que teria esse workshop, eu vi ali a minha oportunidade. Eu estou arrepiada até agora com a energia dessa aula, com tudo que senti aqui. Eu quero trabalhar com dança e poder levar para crianças que não tem oportunidade, assim como eu”, disse Amanda, muito emocionada.

As aulas foram abertas para todo público acima de 14 anos. E a aposentada Janaína Sampaio, de 54 anos, aproveitou a oportunidade para fazer o que gosta.

“Eu comecei fazendo uma aula experimental e participei de um espetáculo com uma companhia e dança aqui de São Gonçalo. Mas estou há oito anos parada. Eu faço todos os projetos que a Prefeitura oferece, a gente tem que se movimentar. Faz bem para o corpo e para a alma. Quando vi que teria esse workshop, me inscrevi logo para garantir a minha vaga”, disse.

Durante o workshop, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com profissionais da área sobre os desafios do meio da dança e ouviram conselhos de professores como a Lany Reis.

“Se vocês querem seguir um determinado estilo de dança, estudem. Porque não é só chegar aqui e dançar, tem que estudar e saber de onde veio aquilo que você está fazendo”, explicou.

Foto: Julio Diniz