Início > Cultura e Turismo > Festa para Iemanjá chega à 8ª edição consecutiva em São Gonçalo

Festa para Iemanjá chega à 8ª edição consecutiva em São Gonçalo

Publicado em:  02/02/2017

Os rituais de fé e as tradicionais comemorações pelo Dia de Iemanjá, que acontecem eventualmente no dia 2 de fevereiro por todo o país, terão uma data diferente em São Gonçalo. Agendada para o próximo domingo (5), na Praia das Pedrinhas, a oitava edição do Presente de Iemanjá terá início às 8h, quando segue o cortejo para entrega das oferendas à entidade. O evento conta com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG) e da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC). A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.

“A festa acontece no fim de semana para facilitar o acesso de um maior número de pessoas ao evento, já que muitos trabalham durante a semana e não poderiam estar presente às devoções com suas famílias”, conta Mãe Márcia D Oxum, presidente da comissão organizadora dos povos tradicionais de Matriz Africana de São Gonçalo.

Além do cerimonial, a programação, que segue até às 18h, conta com sete atrações culturais confirmadas, entre músicos e grupos oriundos da cultura africana. No palco haverá shows de Anastácia Monteiro, Danilo Dourado, Grupo Oriki, Seu Ivo, Leggi Luz e Sopro Sagrado. Fortalecendo o evento, o escritor gonçalense Rodrigo Santos, realizará o lançamento e manhã de autógrafos do seu romance Macumba.

O prefeito José Luiz Nanci destacou o protagonismo da festa. “Trata-se de uma relevante e notória expressão de fé dos povos tradicionais de Matriz Africana de São Gonçalo, com suas preces, rituais, balaios repletos de presentes e esperança em dias melhores. Fica a mensagem e o compromisso de seguirmos na luta pelo combate à intolerância religiosa, enfrentamento ao racismo e às opressões, construindo e articulando políticas públicas que promovam a igualdade racial e melhores condições de vida para a população”, disse.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, e presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo, Carlos Ney Ribeiro, a festa já se tornou tradicional na cidade e atraiu milhares de participantes, em todos os anos em que foi realizada.

“O Presente de Iemanjá é um evento muito interessante pelo aspecto religioso, mas também é uma festa que movimenta, trazendo não somente moradores do município como turistas do Brasil inteiro”, destaca o secretário.

A organização pede para que os participantes da festa levem uma flor branca em símbolo de paz e reverência à divindade das águas salgadas.

Fonte: SMTC