Início > Cultura e Turismo > Festa para Iemanjá lota Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo

Festa para Iemanjá lota Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo

Publicado em:  06/02/2017

Centenas de moradores de São Gonçalo, e pessoas de fora da cidade, participaram da oitava edição consecutiva do Presente de Iemanjá, na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo. Pela primeira vez, o evento contou com a presença de um prefeito(a). José Luiz Nanci fez questão de privilegiar a iniciativa, realizada pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Fundação de Artes e da Secretaria de Turismo e Cultura, e pelo Egbe Ile Iya Omidaye Ase Obalayo, de Mãe Marcia D Oxum. Por volta das 9h da manhã, uma multidão acompanhou o cortejo que levou os presentes ofertados.

Desde 2010, ano do primeiro ‘presente’, adotando o conceito de oferendas biodegradáveis, Mãe Márcia D Oxum intensificou a campanha.

“É importante pensar de maneira ecológica e se Iemanjá é água e água é um bem sagrado, nós devemos preservar e manter a praia limpa. Tudo precisa se decompor na natureza. Nós utilizamos papel, tecido e material orgânico. Os barquinhos são de papel e goma, os apetrechos são de papel e tecido, as vasilhas são de papel, utilizamos pedras e conchas na ornamentação, alimentos, frutas e flores que se decompõem na natureza. Temos todo o cuidado de utilizar matérias biodegradáveis”, garante Mãe Márcia.

Os festejos oficiais seguiram até às 19h, sob o sol forte e calor de mais de 30 graus. Além do cerimonial, a programação contou com a entrega de certificados de reconhecimento cultural pelo secretário de Turismo e Cultura, e presidente da FASG, Carlos Ney Ribeiro, e pelo coordenador de operações, Romario Regis, a fim de promover à comunidade maior visibilidade em relação às políticas públicas.

No palco, shows de Leggi Luz, o forró de Seu Ivo, Grupo Oriki, roda de Jongo/Caxambu com Silvio Júnior e Romeu Silva, Danilo Dourado e Sidel Trindade, grupo Olodum Mirim e Anastácia Monteiro. Fortalecendo o evento, o escritor gonçalense Rodrigo Santos lançou seu romance intitulado Macumba.

Um dos marcos da 8ª edição do Presente de Iemanjá foi o comparecimento, pela primeira vez, de um prefeito eleito do município. Recepcionado calorosamente, José Luiz Nanci reafirmou a importância sobre o respeito à religião de cada um. “A festa já faz parte da agenda cultural de São Gonçalo, atrai centenas de participantes todos os anos e movimenta a economia local. É um compromisso que temos com os povos tradicionais de matriz africana, que moram em São Gonçalo e lutam por seus espaços. Sou um homem de muita fé e venho pedir proteção para nossa cidade e para que tenha ainda mais força nessa gestão”, disse o prefeito Nanci.

Foto: Joseph Cunha
Fonte: SMTC