Início > Desenvolvimento Social > Festival Cores e Valores chega a quinta edição

Festival Cores e Valores chega a quinta edição

Publicado em:  15/09/2017

Grafite, apresentação de MC, B-boy e DJ. A abertura da quinta edição do festival Cores e Valores reuniu os quatro elementos da cultura Hip-Hop, na manhã desta sexta-feira (15), no Centro de Referências e Assistência Social (CRAS) do bairro Engenho Pequeno. Moradores da região, alunos de escolas públicas do entorno e as equipes técnicas da unidade, além de artistas urbanos de diferentes estado do Brasil estiveram presentes. O evento é gratuito e aberto ao público, e neste sábado (16) e domingo (17) acontecerá no Colégio Estadual Pandiá Calógeras, no bairro Alcântara.

“Estamos muito felizes em poder realizar mais uma edição do projeto. Um dos nossos objetivos é alcançar o máximo possível de jovens e adolescentes através do hip hop e seus valores de inclusão. Vamos receber muitos artistas de todo Brasil, além de artistas da cidade. Somos um projeto sem fins lucrativos e trazemos a importância da valorização da arte urbana como uma forma de resistência”, disse a idealizadora Mikaelli Pinna (Mika).

Grafiteiros de diferentes cidades da Bahia, São Paulo e artistas gonçalenses realizaram juntos uma grande intervenção no muro do CRAS, levando mais cor e deixando suas marcas nas paredes da unidade.

“Sou grafiteiro há 12 anos e fico muito feliz de ver na minha cidade um evento como esse que valoriza a cultura hip-hop e os artistas. Acompanho desde a primeira edição e fico feliz em poder fazer parte disso”, disse Daniel Black Boy, um dos artistas que deu cor aos muros do CRAS.

Além da arte urbana, a turma das oficinas de improvisação e artesanato do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) trouxe à discussão um tema de grande importância que ganha força neste mês: Setembro Amarelo. Durante todo o mês serão realizadas atividades que abordem a temática em referência ao dia 10, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

“Hoje o caminho que eu mais sei é o do CRAS. Há sete anos eu não pego ônibus por conta de uma crise de pânico que tive e desde então minha vida mudou completamente. Participar das oficinas e do serviço de convivência me trouxe uma nova forma de enxergar a vida. Aqui encontrei uma família, pessoas que me apoiam, e fico muito feliz em poder compartilhar da minha experiência em um evento como esse , com tantos jovens, e poder dizer a eles que a vida é importante”, disse a autônoma Betânia Anselmo, de 48 anos.

De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, é importante promover a diversidade em São Gonçalo e dar voz para o maior número de pessoas.

“Nossa cidade é a segunda maior em população de todo estado. Precisamos trabalhar tendo em vista essa diversidade, buscando promover atividades culturais e sociais que englobem todas as áreas”, afirmou o prefeito, acompanhado do secretário de Governo, Rodrigo Miranda (Tiquinho).

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, é uma oportunidade de valorizar a cultura.

“Ficamos extremamente felizes com essa parceria com o projeto Cores e Valores. É de extrema importância valorizar a arte e a cultura em nosso município. Nos nossos serviços de convivência, espalhados pelos 19 CRAS do município, temos priorizado as oficinas que possibilitam o acesso à cultura e ao lazer. A arte salva e transforma a vida de muita gente, hoje temos também a parceria com o ator Leandro Firmino, com a oficina de interpretação, e possibilitar o acesso à cultura para milhares de famílias em todo município é gratificante”, disse o secretário.

Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS