Início > Semimd > Fórum discute práticas profissionais no acolhimento às vítimas de violência em SG

Fórum discute práticas profissionais no acolhimento às vítimas de violência em SG

Compartilhe isso:


Publicado em:  11/04/2019

Os desafios e a importância da sensibilização dos profissionais que realizam acolhimento de vítimas de violência. Esse foi um dos objetivos do mini curso promovido pelo Fórum Interconselhos de Direitos de São Gonçalo, ligado à Secretaria de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência. Com a participação de lideranças governamentais, movimentos sociais e representantes da sociedade civil, o curso tem como tema “Ficha única de notificação compulsória de maus tratos e outras violências”, e foi ministrado no auditório do Ministério Público de São Gonçalo, em Santa Catarina.

Multidisciplinar, o curso aborda o conceito de violência e saúde; sistema VIVA/SINAN; a epidemiologia da violência; marco legal que sustenta a notificação compulsória; trabalho em rede; prevenção e assistência às vítimas de violência sexual na rede SUS e fluxo de atendimento em casos suspeitos ou confirmados.

Dentre as discussões, se destacam a crescente na violência contra a mulher em suas diferentes variáveis, a importância da escuta e humanização no acolhimento, e como a rede, composta pelos diversos órgãos e setores que lidam com casos de violência, é imprescindível para que a vítima de todo e qualquer tipo de violência seja assistida da melhor forma por aquela que a acolhe.

Composta por cinco encontros e coordenada por Marisa Chaves, gestora de projetos do Movimento de Mulheres de São Gonçalo, a atividade faz parte do fortalecimento democrático e do constante diálogo com a sociedade civil na implementação de políticas públicas para a cidade, conforme destaca a secretária de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência, Marta Maria Figueiredo.

“Investir em formação continuada é não só um dever como uma responsabilidade do poder público, e quanto a isso ficamos muito felizes em poder contar com o aval do prefeito José Luiz Nanci, e com o empenho de toda a equipe da secretaria no desenvolvimento de ações que beneficiam não só o serviço público, mas toda a sociedade”, disse.

Autor: Thayná Valente
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content