Início > Saúde > Funasg faz ação integrativa com foco no Novembro Azul

Funasg faz ação integrativa com foco no Novembro Azul

Compartilhe isso:


Publicado em:  28/11/2023

Servidores da Secretaria de Ordem Pública e PMs do Segurança Presente receberão orientações

 A Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) com a parceria do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo vai realizar atividades integrativas à saúde com foco na Campanha Novembro Azul. As ações acontecerão nos dias 29 e 30, entre 10h e 17h, na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), na Estrela do Norte, para alcançar os servidores e policiais militares que atuam no São Gonçalo Presente.  

     Com os projetos Funasg Mais e Funasg Itinerante, os servidores terão acesso a serviços e serão orientados em relação à saúde do homem com ênfase no câncer de próstata, seus sintomas, exames preventivos e hábitos saudáveis. Os servidores poderão fazer testagens rápidas das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): HIV, hepatites b e c e sífilis e colocar o cartão de vacinação em dia com os imunizantes contra a gripe, hepatite, febre amarela, covid e antitetânica. 

     “O Funasg Itinerante tem como finalidade realizar campanhas de promoção à saúde, conscientizar sobre a prevenção de doenças e ajudar os servidores a ter autoestima com cuidados de saúde. Também é importante para informar sobre a própria Funasg, seus serviços e benefícios. Muitos servidores não sabem que têm direito. Basta levar os documentos (identidade, CPF, comprovante de residência, três últimos contracheques e uma foto) e fazer a carteira do servidor e de seus dependentes (filhos e cônjuges). Todos os serviços são gratuitos”, explicou a presidente da Funasg, Luciana de Souza Alves da Costa. 

    A atividade ainda terá orientações para promoção e prevenção de saúde com o Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem. No local, os homens poderão ser encaminhados para os agendamentos de exames preventivos. Além do programa da Saúde do Homem, outros programas e serviços das subsecretarias da Atenção Básica e de Saúde Coletiva estarão disponíveis, assim como agendamentos de consultas e aferição de pressão.

    Práticas integrativas à saúde também estarão disponíveis, como auriculoterapia e acupuntura, além de cuidados com a pele, rodas de conversa, atividade laboral, cuidados com o corpo e mente. “Cuidar de quem cuida é a nossa meta com esta ação na Seop. Levar saúde e prevenção para os servidores que, muitas vezes, não têm tempo de se cuidar”, finalizou Luciana. 

     A Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que pode ser detectado através de alteração em um tipo de exame de sangue chamado de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico) e do exame de toque.

     O câncer de próstata costuma ser assintomático. Por isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade) ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico, uma vez ao ano, para realizar o exame PSA.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content