Início > Saúde > Funasg faz ações com servidores no Novembro Azul

Funasg faz ações com servidores no Novembro Azul

Compartilhe isso:


Publicado em:  11/11/2024

Serviços itinerantes serão oferecidos no SG-Previ e na Ordem Pública   

 A Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) vai realizar atividades integrativas à saúde com foco na Campanha Novembro Azul para os servidores municipais. As ações vão acontecer no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de São Gonçalo (SG-Previ) e na Secretaria Municipal de Ordem Pública nos dias 13 e 21, respectivamente, das 10h e 17h.  

Com os projetos Funasg Mais e Funasg Itinerante, os servidores terão acesso a serviços e serão orientados em relação à saúde do homem com ênfase no câncer de próstata, seus sintomas, exames preventivos e hábitos saudáveis. Rodas de conversa, atividade laboral e orientações sobre os cuidados com o corpo e mente também estão inclusos. 

“O Funasg Itinerante realiza campanhas de promoção à saúde frequentemente nas secretarias municipais, sempre com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção de doenças e ajudar os servidores com os cuidados de saúde. Temos que cuidar de quem cuida. Os servidores, muitas vezes, não têm tempo de se cuidar. Vale lembrar que todos os serviços oferecidos são gratuitos”, explicou o presidente da Funasg, Gelson Marins. 

A Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que pode ser detectado através de alteração em um tipo de exame de sangue chamado de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico) e do exame de toque.

O câncer de próstata costuma ser assintomático. Por isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade) ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico, uma vez ao ano, para realizar o exame PSA.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content