Início > Saúde > Funasg incentiva doação de sangue junto aos servidores

Funasg incentiva doação de sangue junto aos servidores

Compartilhe isso:


Publicado em:  24/06/2022

Iniciativa quer colaborar com o Hemonúcleo de São Gonçalo

A Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) iniciou campanha nesta sexta-feira para incentivar a doação de sangue entre os servidores e usuários dos serviços. Segundo a presidente da Funasg, Luciana de Souza Alves da Costa, a iniciativa continua até a próxima sexta-feira (1º), quando inicia uma nova campanha. O objetivo é fazer com que as pessoas façam a doação de sangue ao Hemonúcleo de São Gonçalo, que fica no Zé Garoto.

“Vamos fazer uma campanha por mês para lembrar datas importantes da saúde e incentivar as pessoas a ajudarem e se cuidarem. Sabemos da importância das campanhas para isso. Temos uma vida muito corrida e, muitas vezes, deixamos de fazer várias coisas. Mas com as campanhas de incentivo e lembrando das datas, acabamos mobilizando as pessoas”, explicou Luciana, que decorou os corredores do local com balões em formato de coração e com um recadinho especial – “Doe Sangue, Salve Vidas!”.

O Dia do Doador de Sangue foi comemorado no último dia 14 de junho, mas o Hemonúcleo de São Gonçalo precisa constantemente da doação de sangue e está aberto sempre de segunda a sexta, das 7h às 12h. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

 Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar, no mínimo, 50 quilos; não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano, não estar gripado, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II; não ter doença de chagas, não ter tido malária e não pode fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.

 Covid-19 – Para a doação, todos os protocolos de segurança são seguidos, sem oferecer nenhum risco ao doador. O gonçalense que teve Covid-19 pode fazer a doação normalmente, desde que já tenham passado 10 dias de cura. O objetivo é evitar a contaminação da doença no ambiente da unidade de saúde. Vale ressaltar que não há confirmação de contaminação do coronavírus por transfusão de sangue.

Endereço – O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O espaço atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Mais informações e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone: 2605-6795.

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content