Início > Funasg > Funasg Itinerante amplia oferta de atendimentos

Funasg Itinerante amplia oferta de atendimentos

Publicado em:  23/06/2022

Servidores de São Gonçalo têm acesso a serviços gratuitos de saúde

Esta quinta-feira (23) é o último dia do Projeto Funasg Itinerante na garagem da Prefeitura de São Gonçalo. O objetivo é levar serviços de saúde aos servidores públicos, além de mostrar tudo o que a Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) oferece em sua sede para os servidores efetivos municipais. A Funasg fica no segundo piso do estacionamento do São Gonçalo Shopping, em Boa Vista.

Durante esta semana, o Funasg Itinerante também esteve na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em Estrela do Norte. “Esperamos alcançar um número maior de servidores no município que tem direito a utilizar os serviços da fundação. Temos atendimentos ambulatoriais, exames e atividades para a promoção da saúde mental do servidor efetivo. Se ainda não tem, faça a sua carteira e de seus dependentes. O serviço é totalmente gratuito”, disse a presidente da Funasg, Luciana de Souza Alves da Costa.

O Projeto Funasg Itinerante, através de programas de promoção à saúde, leva os informes sobre os serviços de saúde para outras secretarias municipais. Além da Seop e da Garagem, os funcionários da Subsecretaria de Defesa Civil, que fica no mesmo prédio da Seop, foram atendidos pelo projeto em homenagem ao Dia do Servidor da Defesa Civil.

No local, foram oferecidos serviços de enfermagem, vacinação contra a gripe e reforço do coronavírus, auriculoterapia, testagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), cuidados com a saúde com atividade laboral e rodas de conversa sobre as doenças que acometem a saúde. Os servidores – tanto concursados quanto comissionados – puderam, ainda, aferir pressão, medir a glicemia, fazer avaliação de fisioterapia, assistir palestras em referência à saúde da mulher, do homem, alimentação saudável, tabagismo, hipertensão e diabetes.

Aqueles que apresentam alguma mudança nas avaliações são encaminhados para marcações de consultas e exames. “Nas ações, a Funasg também apresenta o que a fundação oferece, como consultas médicas, exames e várias atividades preventivas de saúde, que muitas vezes os servidores efetivos nem sabem que têm direito. Assim como a Semsa, que oferece tratamentos através de alguns programas para todos os gonçalenses”, finalizou Luciana.

Os dados dos servidores por onde o projeto Funasg Itinerante passa estão sendo coletados para mapear o perfil da saúde e dar prosseguimento com outras estratégias de prevenção e atenção à saúde.