Início > Funasg > Funasg Mais promove palestra sobre nutrição aos servidores inativos

Funasg Mais promove palestra sobre nutrição aos servidores inativos

Publicado em:  22/08/2019

A Fundação de Assistência Social do Servidor Municipal de São Gonçalo (Funasg) possui um projeto voltado para os servidores municipais inativos da terceira idade, o Funasg Mais. Nesta quinta-feira (22), a partir das 9h, o órgão pertencente à Prefeitura Municipal de São Gonçalo promoveu um ciclo de palestras e atividades para os servidores participantes do programa, no Abrigo Cristo Redentor, na Estrela do Norte. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, a atividade contou com mais de 30 pessoas que participaram e tiraram dúvidas sobre a importância dos nutrientes de uma alimentação saudável e balanceada.

“Para nós, responsáveis pelo projeto, é muito gratificante ver o sorriso no rosto de cada participante. Todas as quintas-feiras realizamos reuniões aqui no abrigo (Cristo Redentor), nas quais prestamos assistência e promoção à saúde dos idosos, através de uma programação continuada, com palestras, passeios e muitas outras atividades. Nossa função é criar integração, principalmente àqueles que têm carências afetivas, além de melhorar a qualidade de vida prevenindo doenças, estimulando prazer e alegria de viver dos pacientes da própria instituição”, declara Joice Amancio, coordenadora do projeto.

A programação contou com uma palestra ministrada pela nutricionista da Funasg, Jaciara Reis. Há mais de 28 anos na profissão, ela apresentou aos participantes como realizar uma alimentação balanceada para saúde através de uma espécie de glossário, onde traduziu a descrição de muitos alimentos pertencente ao cotidiano. “Aqui hoje mostrei a eles o significado de muitas coisas que não entendem ou são conceitos técnicos de laboratório. O que é um nutriente, seus benefícios e quais alimentos possuem, a diferença de algo diet e light, quais são os alimentos perecíveis e não perecíveis, sobre o óleo de canola e milho, o azeite extravirgem. Fiz uma desmistificação do que a mídia transmite e muitos nutricionistas aconselham. Foi uma espécie de roda de conversa de maneira bem simples e satisfatória, um linguajar fácil para os participantes que são na maioria idosos”, explica Jaciara.

Logo após o aprendizado, todos participaram de uma atividade lúdica em forma de coral, onde cantaram músicas tradicionais e emocionantes, conduzidos pelo maestro Fernando de Almeida.

A servidora Marlete Campos, de 63 anos, participa há mais de três anos do projeto. A aposentada e moradora do Rocha afirma que desde que começou, sua vida melhorou muito e faz de tudo para participar de todas as atividades.

“Eu conheci o projeto através de uma outra pessoa que participa. Cheguei e gostei muito do trabalho, e desde aí venho toda semana. Hoje tivemos orientações com a nutricionista, que ajudou a nós idosos em como nos cuidarmos com a alimentação. A Joice sempre prepara festividades e passeios e nos ensina bastante sobre o cotidiano, nos ensina a viver. Tem o maestro, também, que nos contagia com sua alegria e que faz cantarmos por cinco minutos em todos os encontros. O que tenho a dizer é que toda equipe merece um apelo especial por seu acolhimento com servidores inativos e todo o apoio emocional e físico que nos dão. Participar desse projeto melhorou muito meu cotidiano e autoestima, pois uma época tive princípio de solidão e graças a ele, comecei a viver melhor. O Projeto Funasg Mais é mais que um grupo, é uma grande família”, informa.

O projeto existe há cerca de 13 anos no município com o objetivo de estimular a assistência e prevenção da saúde para os servidores, em sua maioria já aposentados. É uma função própria, que faz promoção à saúde no seu aspecto biopsicossocial através da integração social. Todas as quintas acontecem essas atividades, tais como: palestras, jogos, músicas passeios turísticos, oficinas, confraternizações, entre outros.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Jonas Guimarães