Início > Funasg > Funasg promove ação especial em homenagem a crianças

Funasg promove ação especial em homenagem a crianças

Publicado em:  05/10/2021

Comemoração pelo 12 de outubro acontece dia 8, no Shopping São Gonçalo

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg), em parceria com o Shopping São Gonçalo e a Secretaria Municipal de Educação, oferecerá um dia especial para as crianças da cidade, filhos de servidores e integrantes do Coral Municipal Infantil de São Gonçalo. No dia 8 de outubro, as crianças e adolescentes da cidade irão ter orientações nutricionais, atividade de contação de histórias e a apresentação do Coral Municipal Infantil de São Gonçalo no Shopping São Gonçalo, no Boa Vista. As atividades terão início às 14h e a apresentação do coral será às 16h.

O Programa Criança Feliz e Saudável vai contar com palestra e atividade prática com os nutricionistas da Funasg – tanto para o público infantil quanto para os seus pais – no auditório do Shopping São Gonçalo. A palestra será seguida de atividade prática de confecção de uma receita saudável. Após a atividade, haverá contação de história com a pedagoga Mirtes Lessa, que também é autora do livro “Quem é Suzy?”. No fim da tarde, as crianças vão cantar oito músicas e cantigas de roda no espaço do shopping.

“Outubro é um mês que tem muitas datas comemorativas. É o Outubro Rosa, Dia das Crianças, Dia dos Professores e Dia do Servidor. Estamos fazendo atividades que envolvam e beneficiem todos. Esse Programa Criança Feliz e Saudável foi pensado com todo carinho para essas crianças”, disse a presidente da Funasg, Mariângela Valviesse.

O Coral Municipal Infantil de São Gonçalo nasceu em 2005 para trabalhar não só a musicalidade das crianças da rede municipal de ensino de São Gonçalo, mas também a sociabilidade e a solidariedade. As aulas são ministradas pela maestrina Cláudia Lúcia de Farias em três unidades: escolas municipais Leonor Corrêa, em Trindade; Visconde de Sepetiba, em Nova Cidade e Valéria de Mattos Fontes, no Boaçu.

“Qualquer estudante da rede municipal de ensino pode fazer parte do coral. Para participar, basta gostar de música e procurar uma das escolas municipais onde as aulas de canto são ministradas. Atualmente, devido a pandemia e aulas híbridas, estamos com 40 vozes. Mas, em anos normais, formamos cerca de 150 vozes. As crianças fazem apresentações em vários locais, inclusive fora da cidade. Em Conservatória, ficaram em segundo lugar como melhor coral em concurso promovido pela prefeitura de lá”, disse Cláudia Lúcia.

Os ensaios ocorrem nas escolas e já formaram vários estudantes, alguns já são profissionais. “Há crianças formadas em música que passaram pelo coral, outras em instrumental infantil. Eu gosto muito, é um prazer estar fazendo esse trabalho. Nosso objetivo é formar vozes e fazer com que a música, além de alegrar o coração, cuide da criança. Muitas têm problemas de depressão, outras de gagueira e outras doenças. Também trabalhamos a socialização na escola. O meu desejo é que outras crianças se encantem com o nosso canto”, finalizou Cláudia.

Foto: Ascom