Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Histórico familiar, sedentarismo, dieta rica em sal e consumo abusivo de álcool estão entre os principais fatores que causam a hipertensão. Buscando alertar os servidores municipais sobre os riscos dessa doença, a Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) realizou, nesta quarta-feira (26/04), na sede da prefeitura, ação de prevenção. Nutricionistas e cardiologistas atenderam centenas de funcionários ao longo do dia, orientando os pacientes sobre as maneiras de evitar a doença.
O evento comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que é o principal fator de risco para derrames, doenças do coração, lesões nas artérias e paralisação dos rins.
“Queremos fazer um alerta aos servidores sobre a importância da prevenção, ainda mais se tratando de uma doença silenciosa como essa. Alimentação saudável e regular, além de atividade física e acompanhamento médico são essenciais”, afirmou a presidente da Funasg, Cláudia Brandão.
Funcionária da Secretaria de Fazenda, Vanessa Guimarães, 34 anos, deu uma pausa no expediente para fazer consulta com o nutricionista. Ela explica que não tem histórico de hipertensos na família, mas que é importante se prevenir mesmo assim.
“Vim fazer a consulta por precaução mesmo. Às vezes a gente está no trabalho e não tem tempo de ir ao médico. Nesse caso, eles vieram até a gente, então temos que aproveitar”, contou.
Autor: Aaron Cesar
Foto: Ricardo Precioso
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados