Início > Saúde > Fundação Municipal de Saúde inicia recadastramento de agentes comunitários em SG

Publicado em:  03/01/2020

Está aberto o prazo de recadastramento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de São Gonçalo. Prevista em decreto publicado no Diário Oficial, em novembro de 2019, pela Fundação Municipal de Saúde, a ação tem como objetivos a atualização de dados e o planejamento de políticas de valorização dos servidores. O recadastramento acontece até o dia 18 de janeiro na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no São Gonçalo Shopping, de segunda a sábado, das 9h às 17h. Exceto no dia 10, devido ao feriado municipal.

São Gonçalo possui 1120 agentes comunitários que realizam visitas domiciliares e são em muitos casos a porta de entrada para o acesso e promoção de saúde para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) do Ministério da Saúde, os agentes têm por missão cadastrar e orientar as famílias quanto a utilização dos serviços da Saúde.

“É importante termos todos os funcionários com os dados atualizados junto ao órgão responsável para efeitos de comunicados importantes, resoluções e até mesmo para a nossa comunicação interna. O recadastramento é obrigatório e de forma presencial, por isso contamos com todos os agentes nesse período!”, disse Fernando Soares, coordenador de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde.

No ato da atualização, os agentes devem estar munidos de cópias da identidade, título de eleitor, comprovante de votação da última eleição, CPF, comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento, certidão de nascimento ou termo judicial de guarda dos filhos menores de 21 anos incompletos ou até 24 anos incompletos, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento dos dependentes legais, se houver, e documentos que comprovem a dependência, cartão de vacinação dos filhos menores até seis anos, comprovante de escolaridade dos dependentes até 14 anos e comprovante de tempo de serviço em outros regimes previdenciários e/ou Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS).

Conforme Portaria anexada em Diário Oficial, o agente que, sem justificativa, deixar de se recadastrar no prazo previsto, terá suspenso o pagamento dos seus vencimentos.

Secretaria Municipal de Saúde – Auditório
Local: Avenida São Gonçalo, 100, G2, Boa Vista