Início > Ordem Pública > Fundo de Segurança vai ampliar atuação da prefeitura contra a criminalidade

Fundo de Segurança vai ampliar atuação da prefeitura contra a criminalidade

Publicado em:  13/05/2021

Ordem Pública vai convocar empresários para apresentar projetos sobre segurança pública

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Ordem Pública, já começa a articular os próximos passos no combate à criminalidade no município, um dia após a aprovação com ampla maioria dos votos, da mensagem do Executivo sobre a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumesp) e do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comesp).

O prefeito Capitão Nelson destacou os avanços que irão possibilitar uma contribuição maior do município em relação ao combate à violência na cidade.

“Com a criação do fundo não seremos dependentes unicamente do orçamento público. Os empresários da cidade poderão contribuir com o fundo, permitindo que o município aumente investimentos na compra de equipamentos e capacitação. Vamos ampliar o combate à violência, dando mais dignidade à população”, destacou.

O Secretário de Ordem Pública afirma que em breve vai apresentar os planos de combate à criminalidade à iniciativa privada.

“A ideia inicial é realizar um chamamento dos empresários do município para fazer uma apresentação dos nossos projetos: investimentos na Guarda Municipal, capacitação do efetivo municipal, ampliação do programa Segurança Presente e aquisição de equipamentos. Com o fundo nós abrimos um leque de opções para que o município esteja mais bem equipado e preparado para conseguirmos efetivar a redução nos índices de criminalidade”, comentou o Major David Ricardo.

O Fundo Municipal de Segurança Pública vai possibilitar apoio financeiro a programas e ações voltadas à segurança pública do município. Com o fundo, São Gonçalo poderá captar recursos diretos do Governo Federal por meio do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A iniciativa privada poderá contribuir com o Fumesp através de doações.

Com mais recursos financeiros disponíveis, o município poderá agir de forma integrada com o Governo do Estado no combate à criminalidade e também em ações preventivas em relação ao crescimento da violência na cidade, não dependendo apenas de recursos provenientes do orçamento público. Todos os investimentos ao fundo, sejam eles do Governo Federal ou da iniciativa privada, só poderão ser utilizados exclusivamente na segurança pública.

O Conselho Municipal de Segurança Pública (Comesp) será composto por membros do Executivo, Judiciário, Ministério Público e entidades sociais relacionadas à segurança pública. O Comesp vai fiscalizar a aplicação dos recursos e também vai contribuir com a Secretaria de Ordem Pública no desenvolvimento de ações para combate à violência.

Foto: Lucas Alvarenga