Início > Cultura e Turismo > Gingando contra o Câncer no Jardim Catarina

Gingando contra o Câncer no Jardim Catarina

Publicado em:  02/10/2019

No próximo domingo (6/10), a partir das 9h, a Lona Cultural Lídia Maria da Silva, localizada no bairro Jardim Catarina, vai abrigar o projeto Gingando contra o câncer de mama, que tem à frente Mestra Lilla. O evento faz alusão ao mês de combate à doença, marcado pelo Outubro Rosa, e vai oferecer orientações através de palestra e aulão com profissionais da área da saúde. Imperdível, principalmente paras as mulheres. A iniciativa tem apoio e realização da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC), e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer (Faesg), em parceria com a Associação de Capoeira Angonal. Para participar, basta levar um quilo de alimento.

Mestra Lilla, que está organizando o evento com apoio da SMTC e da FAESG, explica a importância desse tipo de iniciativa, principalmente na vida das mulheres, que são as mais atingidas pela doença.

“O esclarecimento é o melhor caminho para prevenir a doença e diagnosticá-la o quanto antes. Através da informação, a gente consegue fazer as pessoas, sobretudo as mulheres nesse caso, entenderem como é importante se cuidar durante a vida e também a prestar atenção nos sinais que o corpo dá”, explica Mestra Lilla.

A Prefeitura de São Gonçalo tem se empenhado em dar o devido destaque ao tema. “A Cultura também abraça essa causa e abre espaço para a disseminação de informações que possam fazer a diferença na vida das pessoas. O câncer de mama é uma doença que tem tratamento no município e o índice de cura é bastante positivo. Trata-se de um processo doloroso para toda a família, que por sua vez também deve estar preparada para lidar com a pessoa doente”, afirma Carlos Ney Ribeiro, secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo.

A Lona Cultural Lídia Maria da Silva fica na Praça Jornalista Valfrido Rocha, situada na Rua Albino Imparato, s/nº, Jardim Catarina, São Gonçalo – RJ.

Exposição – Até o dia 17 deste mês, a Galeria Central, que fica na sede na Prefeitura de São Gonçalo, estará expondo as fotografias de mulheres do grupo Unidas pela Vida. O ensaio destaca a força de quem passou ou está passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama. A Prefeitura fica na Av. Dr. Feliciano Sodré, 100. O ingresso é gratuito.

“Essa exposição é para celebrar a vida e trazer ainda mais força a todas as mulheres que estão passando por esse momento em suas vidas. Receber a notícia de uma doença não é fácil, mas, através do Espaço Rosa, elas são acolhidas, têm a oportunidade de realizar ultrassonografia, biópsia e mamografia, e ainda podem partilhar suas experiências e medos. Cuidado também é promoção de saúde, e temos trabalhado muito para que todas sejam muito bem acolhidas, como merecem”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

Fonte: Ascom/Secultur