Início > Guarda Municipal > GMs realizam curso de capacitação para uso de arma de choque

GMs realizam curso de capacitação para uso de arma de choque

Publicado em:  26/04/2017

Durante dois dias, cerca de 100 guardas municipais participam do curso de treinamento para o uso de arma menos letal (arma de choque), conhecida como “spark”, no Rocha. Para que o efetivo que patrulha as ruas e patrimônios da cidade consiga agir com prudência nas abordagens, a turma desta quarta-feira (26/04) recebeu orientações sobre o uso correto do armamento e aprendeu o modo de manuseio do objeto. Nesta quinta-feira, 27, será a vez de um novo e último grupo receber orientações para que, então, toda a GM de São Gonçalo esteja apta para o uso de arma de choque.

O GM de Macaé, João Henrique Rodrigues, coordenador de Operações Especiais do Grupamento de Apoio Operacional (GAOP), pela segunda vez vem ao município ministrar o curso para os guardas que ainda não haviam recebido o certificado.

“O que muita gente não sabe é que, embora o choque seja rápido, se for dado muitas vezes, pode levar uma pessoa à morte e por isso os GMs precisam ter essa qualificação, prezando pela integridade física de todos”, conclui o coordenador Rodrigues.

Todos os GMs em serviço irão passar a utilizar duas ferramentas de defesa: o spray de pimenta e a arma menos letal, de choque. O uso de cada um deve ser avaliado com rigor pelo guarda.

Foto: Girley Oliveira