Início > Cultura e Turismo > Gonçalense aprova Carnaval Raiz nos bairros

Gonçalense aprova Carnaval Raiz nos bairros

Publicado em:  12/02/2024

Folia segue até terça-feira em sete locais

O gonçalense abraçou o “Carnaval Raiz 2024”, festa promovida pela Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, que registrou grande público na noite do último domingo (11). Ao todo, sete bairros foram contemplados e até a próxima terça-feira (13), a partir das 17h, vão receber atrações para toda a família.

Para abrir a festa, a Caravana de Arte e Lazer, desenvolvida pela Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faelsg), desembarcou na Trindade e em Itaúna, com atividades lúdicas, brinquedos infláveis e lanches. As atrações do projeto – que estão sendo realizadas cada dia em um local diferente – são oferecidas a partir das 15h. Nesta segunda (12), a Caravana será realizada no Jardim Catarina e no Jardim Alcântara; e, na terça (13), no Pacheco.

Um dos pontos altos do Carnaval Raiz são os shows oferecidos, recebidos com muita alegria pela população. No palco do bairro Porto da Pedra quem comandou a festa foi Clecio Ramos e a banda Sigilo e Prazer.

A banda Big Show tocou as marchinhas de carnaval mais famosas, animando a todos, no palco do bairro Santa Catarina, que logo em seguida recebeu a Escola de Samba Unidos de Neves.

“Muito tempo que eu não participava de um carnaval tão tranquilo, com marchinhas, músicas que lembram minha infância. Muito legal a iniciativa da Prefeitura”, disse Célio Cruz, de 56 anos, morador do bairro Santa Catarina.

No Jardim Alcântara os moradores lotaram a Rua Francisco Campos, onde ficou o palco, que recebeu a escola de samba Leões de São Gonçalo e o grupo Pagode do Silvério.

Ana Costa, diarista de 42, marcou presença no carnaval do Pacheco e também destacou a organização da festa.

“Está tudo muito organizado, clima tranquilo. Gostei também do horário, os shows começaram cedo e as crianças puderam curtir também. Muito bom ter o carnaval de rua de volta”, disse a diarista, que curtiu os shows do cantor Foca e de Erick Benini.

No Jardim Catarina, o palco montado em frente à Lona Cultural recebeu o batuque potente do Bloco dos Marrecos, do Mestre Willian e a escola de samba Unidos do Barro Vermelho.

Já no bairro Trindade quem liderou o palco foi Aline Rosa e banda e representantes da Liga Gonçalense de Escolas de Samba e Blocos (Ligesb), que também estiveram no palco de Itaúna, além de djs.

Durante toda a festa, agentes da Guarda Municipal, da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e da Polícia Militar garantem a segurança da população participante.

Equipes médicas, com auxílio de ambulâncias, também estão a postos ao longo do evento para atender quem precisar.

A festa segue nesta segunda e terça-feira, das 17h à 0h. Confira abaixo os endereço dos palcos do Carnaval Raiz 2024:

. Palco Porto da Pedra

Avenida Joaquim de Oliveira, em frente ao número 35, esquina com a Avenida Governador Macedo Soares.

. Palco Trindade

Avenida Dr. Humberto Soeiro de Carvalho próximo a praça Leonor Correa

.Palco Pacheco

Rua Angusto Cesário Dias André