Início > Assistência Social > Gonçalenses festejam um ano do Restaurante do Povo

Gonçalenses festejam um ano do Restaurante do Povo

Publicado em:  01/12/2023

Prefeito Capitão Nelson prestigiou comemoração no Alcântara

Quem foi almoçar no Restaurante do Povo de São Gonçalo nesta sexta-feira (1º) participou de uma comemoração especial. O local completou um ano de funcionamento e a população recebeu um cardápio extraordinário para celebrar o espaço, que está atendendo moradores e pessoas em situação de vulnerabilidade social com refeições a preços populares. O prefeito Capitão Nelson fez questão de prestigiar a comemoração, ao lado do secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.

O almoço servido teve um prato tipicamente brasileiro: Cozido, com a opção de isca de frango, arroz, feijão, salada de acelga e beterraba, com suco de uva e pudim de sobremesa. O restaurante também garantiu um bolo de aniversário para festejar a data.

“Celebrar um ano de Restaurante do Povo é uma alegria imensa para todos nós. O povo gonçalense precisava demais desse serviço que, para muitos, garante a única refeição do dia”, disse o prefeito Capitão Nelson.

O secretário Douglas Ruas, que participou diretamente do projeto de implantação do Restaurante do Povo quando estava à frente da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo, falou da importância do restaurante para a cidade e para a vida do gonçalense.

“O Restaurante do Povo é um sucesso da parceria entre o governador Cláudio Castro e o prefeito capitão Nelson. Só nesse primeiro ano foram mais de 550 mil refeições, garantindo a segurança alimentar não apenas dos gonçalenses, mas de moradores das cidades vizinhas. Que venham muitos aniversários desse importante equipamento da cidade de São Gonçalo”, disse.

Desde dezembro do ano passado, quem está recebendo o presente diário é a população gonçalense, que tem garantidos café da manhã a R$ 0,50 e almoço por R$ 1, em um local climatizado, com todo conforto e atendimento de qualidade.

Capitão Nelson também lembrou que a escolha do local, pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), revitalizou não apenas a região, mas garantiu a ocupação de uma área que era considerada um verdadeiro “elefante branco”. O restaurante funciona num prédio cuja construção estava abandonada e deteriorada, mas foi totalmente remodelada para atender às necessidades do novo empreendimento, que trouxe cidadania para milhares de pessoas.

O Restaurante do Povo funciona de 6h às 15h, de segunda a sexta-feira, na Rua São Pedro de Alcântara s/n (atrás do Pátio Alcântara, na rua da Igreja São Pedro). O café da manhã é servido das 6h às 9h e o almoço de 11h30 às 15h.

Foto: Renan Otto