Saúde e Defesa Civil
Espaço Rosa promove manhã de atividades neste sábado (18)
18/10/2025
Sessenta e quatro unidades de saúde atualizaram cadernetas de vacinação
Gonçalenses de toda a cidade aproveitaram este sábado (18) para focar em seu bem-estar e colocar em dia suas cadernetas de vacinação no Dia D de Mobilização para a Multivacinação. Mais de 60 unidades de saúde abriram as portas para garantir o atendimento. O foco da ação foram as crianças de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Foram disponibilizadas as vacinas dos calendários de vacinação da criança e do adolescente: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pólio Inativa, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, caxumba e rubéola), varicela, DTP, Hepatite A, Varicela, Meningocócica ACWY, HPV, Influenza, Covid-19, DTP e Hepatite A.
A advogada Raquelane Duarte, de 34 anos, foi uma das gonçalenses que atualizou a caderneta de vacinação de sua filha, a pequena Manuela, de 8 anos, neste sábado. Ele esteve no Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto, e aproveitou também para se vacinar.
“Eu soube da campanha no site da Prefeitura e resolvi vir aqui! Foi ótimo, rápido e bem organizado. Eu e minha filha nos vacinamos, eu tomei a antitetânica e a vacina contra a gripe, ela tomou contra a gripe e, assim, atualizamos nossas cadernetas. A vacinação é extremamente importante! Eu recomendo para todos. O pai dela também já se vacinou hoje, então, a família está toda imunizada”, disse a moradora do Centro.
Clarice Slama, de 49 anos, levou sua neta Esther, de 1 ano e 4 meses, para se vacinar. A pequena tomou a vacina da gripe, da febre amarela, da hepatite e a tríplice viral.
“Foi muito rapidinho! Essas campanhas são extremamente importantes. Eu soube que ia ter pela televisão e hoje estamos aqui. O atendimento foi excelente!”, destacou.
Arthur Luíz de Lemos, de 11 anos, também se vacinou. Ele tomou quatro imunizantes: HPV, gripe, dengue e a Meningocócica ACWY. E ele não foi sozinho, ele estava em companhia dos irmãos: um de 13 anos e outro de 22 anos.
“Foi rapidinho! Doeu bem pouco e agora estamos todos nós protegidos! Foi ótimo e eu recomendo. Soubemos da campanha pela minha mãe, que viu nas redes sociais e recomendou que viéssemos”, disse o morador do bairro Zé Garoto.
Para além da vacinação – Além da atualização das cadernetas de vacinação, os gonçalenses que quisessem também podiam realizar, nas mesmas unidades de saúde da vacinação, a testagem rápida da sífilis. Este é o terceiro sábado do mês, quando é lembrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A data visa mobilizar o maior número de pessoas para enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos, já que é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados