Início > Desenvolvimento Social > Governo do Estado realiza oficina sobre Zika com rede de assistência de SG

Governo do Estado realiza oficina sobre Zika com rede de assistência de SG

Publicado em:  22/05/2019

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro estiveram em São Gonçalo, nesta quarta-feira (22), para uma Oficina de Imersão e Integração com as equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social do município. O objetivo é desenvolver, de forma integrada, estratégias para atendimento e encaminhamento de casos notificados de Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZ) e outras síndromes motivadas por sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes (STORCH).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, São Gonçalo possui 65 casos registrados de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZ). Durante o encontro, técnicos da rede de assistência do estado apresentaram planos de ações voltadas para a Proteção Social a que a família e/ou criança têm direito, como informações para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de outros benefícios previstos em lei.

“É importante estarmos abordando essa temática, por se tratar de uma pauta que é da saúde, mas que agora está perpassando pela assistência, principalmente no que tange aos benefícios e acompanhamento dessas famílias”, explicou Talita Shinkado, coordenadora de Serviços e Programas da Proteção Social Básica (PSB) do Estado.

A partir da reunião foi proposta a criação de um Comitê Municipal Intersetorial de Zika e Storch, junto com as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, que propõe acompanhamento familiar sistemático a essas famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Estivemos reunidos com a rede de assistência de São Gonçalo para mostrar como deve ser desenvolvido este trabalho dentro dos equipamentos e como atuar no atendimento a essas crianças. Foi um momento de troca, porque cada profissional da assistência tem muito a somar com o nosso trabalho”, afirmou Joyce Melo, assessora técnica estadual da superintendência da PSB.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Lucas Alvarenga