Início > Meio Ambiente > GPAm resgata animais abandonados no município

GPAm resgata animais abandonados no município

Publicado em:  25/04/2017

Na última semana, guardas municipais do Grupamento de Proteção ao Meio Ambiente (GPAm) realizaram diversas apreensões de animais abandonados pela cidade. O saldo contabilizado foram dois cães, uma jiboia e um cavalo, que estava solto no bairro Engenho Pequeno e foi resgatado na tarde dessa terça-feira (25/04). O proprietário não foi localizado.

“O GPAm, diariamente, realiza apreensões de animais soltos ou abandonados que apresentem risco de transmissão de doença aos moradores, risco de acidentes nas vias da cidade e também risco de morte. Além de retirar das ruas e oferecer chances de sobrevivência para os animais”, diz o prefeito José Luiz Nanci.

Costelinha – nome carinhoso dado pelos Guardas, é uma cadelinha com cerca de um mês de vida que foi resgatada dia 17/04 no acesso para a Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno. O animal já foi adotado.

Outro cão resgatado é um macho, de grande porte, que está com ferimentos próximos ao focinho e foi resgatado na Rua Nair Quintela, na entrada do Boaçú. Os guardas esperam que o dono seja localizado, caso contrário será doado. O animal é dócil, mas está um pouco abatido e, embora receba cuidados da GM, necessita de cuidados veterinários que a corporação não dispõe no momento.

Na manhã de ontem (24), o GPAm foi acionado por moradores de um condomínio do bairro Engenho Pequeno para fazer a remoção de uma jiboia, que mede cerca de 1,70m, e estava num condomínio aos pés da APA. Fora do seu habitat natural, o réptil foi levado para a sede do GPAm e será solta, ainda esta semana, na trilha dos eucaliptos, localizada dentro da APA.

“Esses animais abandonados em meio urbano oferecem grande risco à população, pois muitos ficam em terrenos baldios, beiradas de rua e se alimentam de restos de comida jogados no lixo. Além de cuidar da integridade física dos animais, nos preocupamos também com a saúde e a integridade física das pessoas”, explica Sérgio Fonseca, coordenador de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

O cavalo resgatado no Engenho Pequeno foi encaminhado ao Curral de Tanguá, através de um termo de cooperação técnica firmado entre a Semma e aquele município. Os animais apreendidos são submetidos a diversos exames veterinários e recebem o devido tratamento, até que o dono seja localizado. Caso contrário, ele será leiloado.

Quem identificar animais abandonados no município pode fazer denúncias pelo número 2199-6511.

Foto: Girley Oliveira