Início > Assistência Social > Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno de São Gonçalo promove roda de conversa

Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno de São Gonçalo promove roda de conversa

Compartilhe isso:


Publicado em:  19/05/2021

Gestantes receberam informações que reforçam a importância do vínculo entre mãe e bebê

No Dia Internacional de Doação de Leite Humano, o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno de São Gonçalo, em parceria com o projeto “Ventre que Dança”, promoveu uma roda de conversa com o tema “Movimentos que fortalecem o vínculo entre mãe e bebê”, na manhã desta quarta-feira (19), na Clínica Municipal Gonçalense, no bairro Mutondo. O evento, que contou com a participação das gestantes que realizam pré-natal na clínica, faz parte da programação da Semana do Bebê, iniciada na última segunda-feira (17).

“Nossa intenção é fortalecer o vínculo entre as mães com seus filhos e reforçar a importância da amamentação. Através do grupo de apoio oferecemos todo o auxílio necessário para mães e bebês do município. Durante o evento reforçamos, ainda, as crenças e tabus relacionados à amamentação que fazem parte da nossa herança sociocultural. Além disso, queremos mostrar para gestantes e mães que cada gota do leite importa, pois o leite materno salva vidas”, afirmou Aline Aguiar, coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno.

Além da roda de conversa, o evento contou com a participação da professora de dança, massoterapeuta e idealizadora do projeto Ventre que Dança, Danielle Lopes, que através da dança ofereceu às mulheres momentos de contemplação com a sua maternidade.

“O projeto foi criado em 2012 com a proposta de trabalhar com gestantes e puérperas através da dança, fazendo com que os movimentos sejam veículos para fortalecer a comunicação entre mãe e bebê. Além disso, a intenção é que se fortifique a mulher, que muitas vezes é esquecida e vira apenas ‘a mãe da criança’ e perde sua identidade, sua relação com a estética, entre outros fatores. A dança vem com o propósito de fazer com que a mulher olhe para si e se reconecte com seu bebê”, disse Danielle.

Durante a roda de conversa, as gestantes receberam materiais informativos para enriquecer a experiência do pré-natal.

O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno atua de maneira multifuncional no município com uma equipe formada por fonoaudiólogo, nutricionista, psicóloga e assistentes sociais. Os profissionais auxiliam no manejo e dificuldades do aleitamento materno com fissura mamária, mastite, ingurgitamento mamário (mamas cheias); na orientação nutricional durante a gestação e pós-parto e na introdução alimentar dos bebês; na orientação sobre os direitos da mãe e da criança; no oferecimento de suporte e apoio emocional; e no incentivo à doação de leite materno. O grupo atende toda a demanda do município de São Gonçalo através do sistema ‘portas abertas’.

Semana do Bebê – A Semana do Bebê é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para assegurar a atenção adequada à criança de até 6 anos de idade. O objetivo é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A cada edição ocorrem discussões sobre temas como mortalidade, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculos e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

Confira a programação dos próximos dias da Semana do Bebê em São Gonçalo:

Quarta (19)

. Roda de conversa “Movimentos que fortalecem o vínculo entre mãe e bebê”, com as gestantes que realizam pré-natal na Clínica Gonçalense, no Mutondo, às 9h.

Quinta (20)

. Capacitação “Não bata, eduque!” para visitadores e supervisores do Programa Criança Feliz, às 10h.

. O caminho a seguir: rede de garantia de direitos – crianças e adolescentes; ação em rede.

. Live “Serviço de acolhimento familiar e primeira infância: a fala das famílias acolhedoras”, que será transmitido pelo aplicativo Google Meet (meet.google.com/dhd-euxj-ens), às 14h.

Sexta (21)

. Live “A educação de bêbes em tempos de pandemia”, que será transmitido pelo aplicativo Google Meet (meet.google.com/dhd-euxj-ens), às 10h.

Sábado (22)

. Roda de conversa “Ouvindo as infâncias”, em formato remoto, com mediação da Associação de Creches e CECIP, às 10h.

. Live “O bebê e a natureza”, com a professora, doutora em educação e psicomotricista Katia Bizzo Schaefer, Colégio Pedro II, às 14h.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content