Início > Guarda Municipal > Guarda Municipal completa 80 anos com bons motivos para comemorar

Guarda Municipal completa 80 anos com bons motivos para comemorar

Publicado em:  30/07/2018

Fundada em 30 de julho de 1938, a Guarda Municipal (GM) de São Gonçalo completou, nesta segunda-feira (30), 80 anos de história. Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2017, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, vem promovendo a reestruturação da corporação. Em poucos meses, a nova gestão acomodou a tropa em uma sede própria. Apesar da idade, a GM ainda não tinha uma “casa própria” e pagava aluguel.

“Junto a essa questão da reestruturação, diversas ações também estão sendo realizadas, simultaneamente, com o objetivo de ampliar a qualificação da corporação. Temos oferecido cursos e palestras, treinamentos com equipamentos específicos, como o teaser elétrico (arma de choque) e reprogramamos rotas e formas de atuação dos agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A GM está presente para proteger a população e queremos melhorar cada vez mais as atuações”, afirma o prefeito José Luiz Nanci.

Em seu primeiro ano de governo, Nanci ampliou os pontos da GM espalhados pelo município. Em Alcântara, criou a Coordenadoria de Trânsito, que conta com guardas das 8h às 20h, de segunda a sábado, e serve como ponto estratégico de encontro para a atuação da GM nos bairros próximos a Alcântara.

No Centro, um espaço situado na Avenida Presidente Kennedy, que antes servia de abrigo para usuários de drogas, deu lugar à 3ª Inspetoria e à Base da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

Visando combater os assaltos praticados por usuários de motos, a GM, em conjunto com as polícias Militar e Civil, vem realizando operações em diversos pontos da cidade.

“Grande parte dos assaltos são praticados com auxílio de motos, por isso julgamos ser extremamente importante tirar os veículos que estão irregulares das ruas. Em muitos casos constam como roubados, ou estão sem placa, chassi raspado. O cidadão de bem não anda com um veículo assim”, explica Carlos Machado, comandante da GM.

Em uma única blitz dessas, realizada neste ano, quase 90 motocicletas foram apreendidas e levadas para o depósito municipal. As principais apreensões foram relacionadas a documentação irregular, condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para o secretário de Segurança Pública, Transportes, Posturas e Fiscalização, Felipe Brito, “investir na Guarda Municipal pode colaborar muito para a manutenção da ordem na cidade. Ajuda a combater a criminalidade e também a coibir ações irregulares nos bairros, a exemplo de coações, ameaças, por exemplo. Em casos assim é importante ter uma GM bem treinada e equipada”, avalia Brito. “É comum os guardas efetuarem apreensões e até prisões de bandidos armados”, acrescenta o secretário.

Além de vereadores, secretários e subsecretários municipais, também participaram da solenidade o tenente-coronel Keith Markus, comandante do 20º Grupamento de Bombeiro Militar (São Gonçalo), e o seu subcomandante, major Leandro Gomes, Renato Peres, delegado titular 73ª DP (Neves), e André de Jesus da Silva, inspetor que representou a 74ª DP (Alcântara).

Foto: Girley Oliveira