Guarda Municipal
Ronda Preventiva Escolar da Guarda Municipal realiza palestra sobre bullying para alunos da rede
20/08/2025
Equipes participam de Estágio Básico de Motociclistas e do 4º Encontro de Guardas Municipais do Estado do Rio
Agentes da Guarda Municipal da Prefeitura de São Gonçalo realizaram novas capacitações para aprimorar ainda mais o atendimento aos gonçalenses. Cerca de 10 agentes concluíram, nesta sexta-feira (22), o Estágio Básico de Motociclistas, no Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), na Cidade Nova, no Rio. Uma segunda capacitação foi concluída por agentes da Patrulha Maria da Penha, que participaram do 4º Encontro de Guardas Municipais do Estado do Rio, realizado no município de Guapimirim, nesta semana.
O Estágio Básico de Motociclista teve início nesta segunda-feira (18) e foi concluído nesta sexta-feira (22). A formação teve como objetivo capacitar os agentes para atuação em ocorrências que exigem maior mobilidade, agilidade e técnicas especializadas. Entre os conteúdos abordados, destacaram-se técnicas de pilotagem e levantamento de motocicletas; uso de spargidor, taser e spark; procedimentos de entrada e saída tática; aplicação de algemas; resgate e primeiros socorros; abordagem em motocicletas e aulas práticas operacionais.
Já o 4º Encontro de Guardas Municipais do Estado do Rio teve uma programação voltada para a Capacitação em Diretrizes da Lei Maria da Penha. O encontro, que aconteceu na terça-feira (19) e quarta-feira (20), reuniu representantes de diversas Guardas Municipais fluminenses, fortalecendo a integração entre instituições e consolidando o compromisso conjunto no enfrentamento à violência doméstica e familiar.
O encontro abordou pautas de grande relevância, entre elas o papel fundamental das Guardas Municipais na execução de programas de segurança voltados para mulheres em situação de violência doméstica; a atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público na proteção às vítimas e na responsabilização dos agressores; estratégias de enfrentamento à reincidência, ao stalking e a novos casos de violência; o estudo dos tipos, ciclos e impactos da violência doméstica; o uso da tecnologia digital como ferramenta de prevenção e acompanhamento, entre outros.
O comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes, destacou a importância dessas capacitações para o serviço municipal.
“A presença dos agentes nessas capacitações, que são feitas de forma constante, reforça o compromisso da instituição com a formação continuada e a busca por um atendimento cada vez mais eficiente e seguro à população. A presença da Patrulha Maria da Penha de São Gonçalo no 4º Encontro de Guardas Municipais do Estado do Rio demonstra também o comprometimento da Guarda Municipal com a proteção da mulher, a promoção dos direitos humanos e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência de gênero”, afirmou.
Autor: Ascom
Foto: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados