Início > Guarda Municipal > Guarda Municipal ganha reforço durante rondas e operações

Guarda Municipal ganha reforço durante rondas e operações

Publicado em:  26/04/2017

Nesta quarta-feira, 26, foi divulgado o decreto nº 083/2017, que dispõe sobre a criação do Grupamento de Intervenção Tática (GIT) e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), formados por guardas municipais de São Gonçalo voluntários e que estarão de prontidão nos bairros principais da cidade dando apoio e auxiliando em operações policiais. Uma das regras para o guarda ser admitido no cargo é ter mais de três anos de efetivo serviço no cargo. Aptidão física, clínica e psicológicas também são requisitos e deverão ser atestados por um profissional qualificado da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo.

A Romu já estava em atividade nas ruas do centro da cidade antes mesmo da divulgação do decreto, realizando abordagens e prisões de criminosos. Na última semana, os guardas realizaram a prisão de um homem no bairro Zé Garoto, que estava foragido da Justiça e fazendo assaltos à mão armada. Os guardas agiram prontamente e conseguiram realizar a captura do crimonoso, aumentando, assim, a credibilidade no serviço desempenhado mesmo sem utilizar armas letais.

No decreto, também ficam designadas as diferenciações dos guardas municipais das novas equipes, compostas por 16 homens na Romu e 12 homens na GIT, divididos em plantões de quatro e três homens em cada, respectivamente. A vestimenta da Romu é composta por farda azul, boina preta e braçadeira do lado direito, e a farda da GIT será na cor cinza e boina preta. As viaturas da Romu e GIT também serão diferentes, sendo de grande porte, nas cores predominantes azul e branco, com o Brasão da Guarda Municipal e as siglas nas laterais.

Treinamento

Os guardas a serviço da Romu, junto com outros guardas municipais, estão em treinamento no Rincão do Senhor, no bairro Rocha, durante os dias 26 e 27 de abril, onde passam por atualizações táticas de abordagem e treinam o uso das armas não-letais, conhecidas como spark.

Os guardas que irão atuar na GIT irão passar por um treinamento de cerca de 3 meses junto com a Romu e mais 45 dias de especialização antes de iniciar o serviço na rua. Eles também serão capacitados para atuar em momentos de maior conflito nos bairros da cidade.