Início > Guarda Municipal > Guarda Municipal reformula Ronda Escolar

Guarda Municipal reformula Ronda Escolar

Publicado em:  09/04/2024

Grupamento agora chama-se Ronda Preventiva Escolar

A Ronda Escolar da Guarda Municipal de São Gonçalo foi reformulada a partir da resolução Nº 001 /2024, da Secretaria de Ordem Pública e, agora passa a se chamar Ronda Preventiva Escolar (Rope), atuando na segurança e proteção preventiva da comunidade escolar do município.

Atuando desde 1998, a ronda atua com uma equipe especializada, composta majoritariamente por professores e instrutores qualificados para a atuação, que trabalham em parceria com diversos órgãos e instituições públicas. Todos os agentes que participam da ronda passaram pelo Curso de Formação e Capacitação em Ronda Preventiva Escolar, promovido pelo CFI (Centro de Formação e Instrução) da Guarda Municipal.

Entre as diversas atuações da Ronda estão o patrulhamento preventivo interno nas unidades escolares, com o intuito de identificar possíveis riscos à segurança, a saúde física e mental dos alunos, apoiando assim, na preservação da ordem local, zelando pela segurança dos serviços, instalações, e segurança dos funcionários e alunos.

A reestruturação também traz como novidade a criação do ‘Disque Ronda Escolar’, que vai funcionar através do telefone 153.

“A reformulação da Ronda não altera seus parâmetros de atuação. Nossa prioridade sempre foi e continua sendo a proteção da integridade das nossas crianças e adolescentes. É um trabalho integrado com direção e corpo docente das escolas da nossa rede municipal de ensino”, destacou o comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes.

Atuação em colaboração e resultados

A atuação do Grupamento de Ronda Preventiva Escolar será realizada isoladamente ou em conjunto com outras forças de segurança que atuem na cidade, além da Secretaria Municipal de Educação, agindo mediante rondas sistemáticas, pronto atendimento, presença preventiva e, quando solicitado, participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipais, sem, entretanto, deixar de atender às demais ocorrências, por solicitação de outras secretarias.

A ronda também atua junto aos conselhos tutelares da cidade, bem como a Polícia Estadual, Ministério Público, Vara da Criança e da Juventude e aos órgãos locais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sempre que solicitados.

Coordenador da Ronda Preventiva Escolar e no grupamento há 18 anos, o guarda Marcio Mattos destacou a importância da proximidade da Guarda Municipal com alunos e escolas, gerando uma relação de confiança mútua que pode ser fundamental para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Capacitação pra outros municípios

A Ronda Preventiva Escolar da Guarda Municipal de São Gonçalo é referência no Estado do Rio de Janeiro, onde forma e qualifica agentes de segurança pública, professores e conselheiros tutelares através da aplicação de seu curso de formação e especialização em Ronda Escolar, ministrado pelo Guarda Municipal Marcio Mattos, que integra a ronda há 19 anos, em parceria com o Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de São Gonçalo.

Nos últimos 15 anos foram qualificadas 42 cidades no Estado, como Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Guapimirim, Mesquita, Niterói, Cidade do Rio de Janeiro, São João de Meriti, Teresópolis.

A ronda também participa da formação promovida pelo Programa Patrulha Escolar e Proteção à Criança e ao Adolescente, antigo PAMESP Escolar do 7° Batalhão de Polícia Militar de São Gonçalo, o que proporciona maior integração entre estas forças de segurança.

Foto: Luiz Carvalho