Início > Ordem Pública > Guardas Municipais são homenageados por ajudar mulher vítima de agressão

Guardas Municipais são homenageados por ajudar mulher vítima de agressão

Publicado em:  16/12/2021

Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres destaca atuação da equipe

A Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres homenageou, na tarde desta quinta-feira (16), na Secretaria de Ordem Pública, três agentes de segurança do Grupamento de Ronda Ostensiva (Romu) da Guarda Municipal de São Gonçalo, que ajudaram uma mulher vítima de agressão na madrugada da última segunda-feira (13), no bairro de Nova Cidade.

Por não ser uma prática comum e para celebrar esse momento importante, a subsecretária da pasta, Ana Cristina da Silva, ao lado do secretário da Assistência Social, Edinaldo Basílio, presenteou com rosas, máscaras faciais e um cartão de agradecimento, os três guardas que atuaram na ação.

“Essa prática não é comum em nosso município e entrar em uma briga de marido e mulher é acreditar que as coisas podem mudar. E isso nos envaidece muito. Porque a gente acredita que a Assistência Social e a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres estão fazendo um trabalho que está sensibilizando todos que estão em nosso entorno”, afirmou Ana Cristina, que reforçou que o governo tem apoiado o combate à violência contra a mulher.

O secretário da Assistência Social, Edinaldo Basílio, acredita que essa ação pode servir como exemplo por toda cidade de São Gonçalo, garantindo senso comum em relação à causa.

“Deixo nossa gratidão, porque o verdadeiro agente de segurança faz esse papel. Cumprir o papel de inclusão, enfrentamento à violência, não somente da mulher, mas da criança também. Temos que fazer com que essa ação seja refletida por toda cidade de São Gonçalo, para que essa consciência se transforme em senso comum”, disse Edinaldo.

“Isso me causa surpresa, porque isso é o nosso dia a dia, é o nosso trabalho. Esperamos que essas atitudes se tornem uma prática rotineira em nossa cidade. E a Guarda Municipal está sempre pronta para colaborar e ajudar a população”, contou José Antônio Lourenço Pontes, guarda municipal que ajudou a vítima de agressão.

Caso – A Guarda Municipal de São Gonçalo, através da Ronda Ostensiva (Romu), da Secretaria de Ordem Pública, ajudou uma mulher vítima de agressão na madrugada desta segunda-feira (13), em Nova Cidade.  A Ronda Ostensiva dava apoio a uma operação da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, em um estabelecimento comercial, quando o motorista da viatura que estava na ação foi avisado por populares que um casal estava discutindo e que a mulher teria sido agredida pelo homem.

Os agentes se aproximaram do casal e confirmaram que a mulher tinha sido agredida. Os guardas municipais ofereceram apoio e encaminharam o caso para delegacia. O homem, que havia fugido no momento da abordagem, foi capturado a alguns metros do estabelecimento. O casal foi encaminhado para a 73º DP, em Neves.  A vítima realizou o exame de corpo de delito, no Posto Regional de Polícia Técnica e Científica, em Tribobó. O homem foi preso em flagrante e enquadrado na Lei Maria da Penha.

Foto: Luiz Carvalho