Início > Educação > Harry Potter é tema do Novo Mais Educação na Escola Municipal Alberto Torres

Harry Potter é tema do Novo Mais Educação na Escola Municipal Alberto Torres

Publicado em:  15/12/2018

A Escola Municipal Alberto Torres, localizada no Mutondo, viveu uma experiência mágica na última sexta-feira (14). A culminância do Programa Novo Mais Educação realizou uma grande exposição sobre Harry Potter, personagem principal da série escrita por J. K. Rowling, que há anos vem fazendo sucesso entre jovens e adultos do mundo inteiro, com aventuras fantásticas, cheias de mistério e emoção.

A ideia do projeto nasceu da pesquisa de um Curso de Pós-Graduação, realizado pela professora Andreia Pacheco, mediadora de Língua Portuguesa do Novo Mais Educação na Escola. “Nós começamos promovendo o diálogo entre os filmes e os livros, a linguagem cinematográfica e a linguagem literária com os alunos do 3º ao 9º ano, que participam do Novo Mais Educação. Conversamos com os professores de Matemática e da oficina de dança e pedimos auxílio da sala de leitura. Iniciamos o projeto com as sessões de cinema, depois eu apliquei questionários, fizemos reuniões e debates com os alunos, que puderam falar sobre o que estavam entendendo do filme. Numa segunda etapa, no segundo semestre, iniciamos o trabalho prático com os itens que iriam para a exposição. Com o ensino de Gramática, Literatura e Matemática, além da oficina de dança, o trabalho foi realizado”, explicou a professora.

Para que o trabalho tivesse início era preciso comprar os livros que não faziam parte do acervo da biblioteca da Escola. A verba foi conseguida por meio de outro projeto realizado na Unidade Escolar: a reciclagem. Essa etapa contou com a participação dos professores Sandra e Rafael Romão, responsáveis pela biblioteca e sala de leitura. “A coleta de latinhas, garrafas pet e outros materiais gerou renda suficiente para a compra dos livros que precisávamos, além de promover maior integração em toda a Escola”, afirmou a professora Sandra.

Articuladora do Programa Novo Mais Educação 2018, a professora Fabiana ressaltou a importância do trabalho. “Hoje está havendo a culminância do projeto e a mediadora Andreia Pacheco propôs que trabalhássemos com os livros do Harry Potter porque é de interesse de muitos jovens e crianças. Trabalhamos as questões de interpretação da Língua Portuguesa, fotografia. Houve também intersetorialidade com a Matemática e com a dança. Começamos passando filme e depois o aluno lia o livro. A cada filme e livro trabalhado, nós formulávamos questões e atividades sobre o tema. Hoje nós estamos com a exposição de Harry Potter e animais fantásticos para poder culminar o projeto Novo Mais Educação 2018.”

O coordenador da Escola, professor Avelino, fez questão de parabenizar a equipe pelo trabalho: “Quero parabenizar a todos os alunos e professores envolvidos nessa exposição, que foi organizada de forma oculta e hoje nos deixou muito surpresos com esse excelente trabalho de alunos, professores e coordenação pedagógica. Que venham outros projetos.”

O Programa Novo Mais Educação foi instituído em 2016 e observa as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com relação ao desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo em progressiva ampliação do período de permanência dos estudantes na Escola.

A coordenadora técnica do Novo Mais Educação, em São Gonçalo, professora Vanda Nicácio, explica que o programa amplia a jornada escolar de crianças e adolescentes. “É realizada a complementação da carga horária de quinze horas semanais no turno e contraturno escolar, implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico, obrigatório, em Língua Portuguesa e Matemática e, no desenvolvimento de atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer”, afirmou.

A Subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy, destaca que o Programa Novo Mais Educação vem se constituindo como estratégia importante para a melhoria do rendimento escolar dos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino e reafirma a necessidade do Programa ser parte constitutiva do Projeto Político Pedagógico da Escola, considerando as necessidades e interesses de seus participantes.

Autor: Selma Nogueira