Início > Saúde > HCCOR amplia oferta de cirurgias e procedimentos

HCCOR amplia oferta de cirurgias e procedimentos

Compartilhe isso:


Publicado em:  19/10/2023

Unidade de saúde de São Gonçalo é referência na região

 O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, São Gonçalo, que já é referência na região para as cirurgias e procedimentos de coração e oncológicas, vai passar a fazer mais dois tipos de intervenções neste mês: colocação de marcapasso e revascularização com troca valvar. Nesta terça-feira (17), a unidade chegou à marca de 2.003 cateterismos e angioplastias.  

     O prefeito Capitão Nelson lembrou que muitos gonçalenses tinham que ir até Vassouras ou Itaperuna para realizar o exame antes da implantação do HCCOR. “Antes de um ano, duas mil e três pessoas realizaram o exame em São Gonçalo, um grande ganho para toda a população, que não precisa mais sair da cidade para fazer esses procedimentos. E também estamos atendendo moradores de outras cidades. É um avanço enorme para a saúde, que ganha mais leitos nas unidades de urgência e emergência”, disse o prefeito. 

      Além do marco dos cateterismos e angioplastias, a unidade começa a fazer mais duas intervenções neste mês. A revascularização com troca valvar substitui uma ou mais válvulas cardíacas por próteses. Ela é indicada para pacientes que estão com as válvulas entupidas e estreitas ou que estejam com vazamento. Já o marcapasso é implantado para ajudar o coração a bombear sangue suficiente para o corpo. Ele é indicado para os pacientes com insuficiência cardíaca.   

    “Vimos a necessidade de incluir mais essas duas cirurgias no HCCOR para facilitar os gonçalenses. São dois importantes procedimentos que passam a ser oferecidos na cidade, totalizando nove com aqueles que já eram oferecidos. Em dezembro de 2022, quando o HCCOR passou a funcionar, eram feitos quatro procedimentos: cateterismo, revascularização, angioplastia e oncológicas de mama. Em menos de um ano, já temos mais cinco diferentes cirurgias acontecendo, além da ampliação das oncológicas”, disse o  secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Gleison Rocha. 

     O HCCOR, em menos de um ano de funcionamento, já atende pacientes de todo o Estado do Rio de Janeiro através do Sistema Estadual de Regulação (SER) e já realizou 3.847 procedimentos: 1.645 cateterismos, 358 angioplastias, 263 revascularizações, 579 cirurgias oncológicas, 200 cirurgias neurológicas, 379 cirurgias gerais e 423 dermatológicas. Em relação às consultas foram 7.570: 1.534 cardiológicas, 3.200  oncológicas, 857 neurológicas, 1.118 de cirurgia geral e 861 dermatológicas.   

    O equipamento de alta complexidade realiza os procedimentos de cateterismo e angioplastia e as cirurgias de revascularização, oncológica, neurológica, geral e dermatológica para os moradores de São Gonçalo. Para os municípios vizinhos são oferecidos cateterismo, angioplastia, revascularização e oncologia, além das consultas pré-operatórias para as cirurgias oncológicas e de revascularização.

      O HCCOR começou a funcionar no dia 1º de dezembro de 2022 e conta com quatro centros cirúrgicos e 49 leitos. É uma unidade com equipe médica altamente qualificada para realizar todos os procedimentos. O hospital está desafogando a rede de urgência e emergência, liberando leitos, melhorando o atendimento da população gonçalense e proporcionando melhor qualidade de vida.

    Regulação – Todas as cirurgias na rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação da Secretaria. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço. Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content