Início > Saúde > HCCOR completa três meses e amplia número de procedimentos

HCCOR completa três meses e amplia número de procedimentos

Compartilhe isso:


Publicado em:  07/03/2023

Hospital do Câncer e do Coração realiza cirurgias de alta complexidade  

O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, continua avançando nas cirurgias eletivas de alta complexidade. Em três meses da inserção das grandes operações na unidade, já foram concluídos 724 procedimentos. Neste mês de março, devem ser realizadas 67 operações a mais em relação a fevereiro: 20 histerectomias (retirada do útero, que também pode incluir a retirada das trompas adjacentes e do ovário), 30 colecistectomia (retirada da vesícula) e 17 de outras especialidades.

“A previsão para março é a conclusão de 384 cirurgias de todas as especialidades, o que significa que a unidade vai mais que dobrar a capacidade dos procedimentos em apenas quatro meses de funcionamento, comparando com o início das atividades em dezembro de 2022, quando foram realizadas 156 operações ao todo. Em fevereiro, já dobramos esse número com 317 operações concluídas”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha. 

No terceiro mês das novas atividades (fevereiro de 2023), a unidade realizou 317 procedimentos. Foram feitos 121 cateterismos, 36 angioplastias, 23 revascularizações, 43 neurocirurgias, 56 cirurgias oncológicas e 38 procedimentos de dermatologista. Os pacientes também tiveram consultas ambulatoriais pré-operatórias de quatro especialidades médicas: 70 de cardiologia, 172 de neurocirurgia, 166 de oncologia e 109 de dermatologia.  

Em dezembro de 2022, a unidade realizou 126 cateterismos, 17 angioplastias, 3 revascularizações (cirurgia do coração conhecida como peito aberto) e 10 cirurgias oncológicas, totalizando 156 procedimentos. Em janeiro de 2023, foram realizadas 114 cateterismos, 37 angioplastias, 16 revascularizações, 14 procedimentos de dermatologia, 53 operações oncológicas e 17 neurocirurgias, totalizando 251. 

Unidade de referência – O HCCOR conta com quatro centros cirúrgicos e 49 leitos. É uma unidade de referência de alta complexidade com equipe médica altamente qualificada para realizar todos os procedimentos. O hospital está desafogando a rede de urgência e emergência, liberando leitos e melhorando o atendimento da população, que precisava ir para outras cidades realizar as cirurgias. 

Todas as cirurgias na rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço. Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content