Início > Saúde > HCCOR completa um ano de conquistas para os gonçalenses

HCCOR completa um ano de conquistas para os gonçalenses

Publicado em:  04/12/2023

Hospital do Câncer e do Coração faz cirurgias e exames de alta complexidade

O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, completou um ano nesta sexta-feira (1º). E a unidade tem muito o que comemorar, já que desde o início da sua implantação evoluiu na quantidade e oferta das cirurgias e procedimentos. Neste primeiro ano, o hospital realizou 4.434 operações, sendo 2.293 cateterismos e angioplastias.

No dia 2 de dezembro de 2022 foram realizados os primeiros cateterismos em São Gonçalo. Ainda em dezembro, outras operações começaram a ser realizadas: revascularização (cirurgia do coração conhecida como peito aberto), as oncológicas de mama e as angioplastias. Em janeiro de 2023, novos procedimentos começaram a ser executados: cirurgias neurológicas, reparadoras de mama e as oncológicas de tireoide, urológicas e ginecológicas.

E, no fim deste ano, a unidade já realizava cateterismo, angioplastia, revascularização, revascularização com troca valvar, oncológicas, neurológicas, cirurgias gerais, dermatológicas e colocação de marcapasso, além de consultas cardiológicas, oncológicas, neurológicas, cirurgia geral e dermatológicas.

O prefeito Capitão Nelson lembrou que muitos gonçalenses tinham que ir até Vassouras ou Itaperuna para realizar o exame antes do HCCOR. “O nosso objetivo era dar mais dignidade aos gonçalenses. É um grande ganho para toda a população, que não precisa mais sair da cidade para fazer esses procedimentos. E um avanço enorme para a saúde, que ganha mais leitos nas unidades de urgência e emergência”, disse o prefeito Capitão Nelson.

O HCCOR atende pacientes de todo o Estado do Rio de Janeiro através do Sistema Estadual de Regulação (SER) e realizou 4.434 procedimentos neste primeiro ano: 1.864 cateterismos, 429 angioplastias, 308 revascularizações, 672 cirurgias oncológicas, 240 cirurgias neurológicas, 433 cirurgias gerais, 483 dermatológicas, 3 colocações de marcapasso e 2 trocas valvares – essas duas últimas iniciadas em outubro.

O equipamento de alta complexidade começou a funcionar no dia 1º de dezembro de 2022 e conta com quatro centros cirúrgicos e 49 leitos. É uma unidade com equipe médica altamente qualificada para realizar todos os procedimentos. Para entrar em funcionamento e realizar os novos procedimentos, a unidade de saúde passou por uma reestruturação física dos espaços e ganhou novos equipamentos para as cirurgias eletivas de alta complexidade.

Regulação – Todas as cirurgias na rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço. Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.