Início > Saúde > Hemonúcleo de São Gonçalo faz ação pelo dia do doador de sangue

Hemonúcleo de São Gonçalo faz ação pelo dia do doador de sangue

Compartilhe isso:


Publicado em:  23/11/2025

Unidade convida gonçalenses a salvar até quatro vidas com uma única doação

No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no próximo dia 25, o Hemonúcleo de São Gonçalo reforça a necessidade da doação de sangue e renova o convite aos gonçalenses para esse grande ato de cidadania e amor ao próximo. A unidade, que fica no Zé Garoto, vai preparar uma decoração especial para prestigiar os solidários. 

     “Doar sangue é um ato de empatia, cidadania e amor ao próximo. Um gesto simples que pode transformar e salvar vidas. A doação é rápida, segura e faz grande diferença na vida de pacientes que dependem de transfusões, pessoas em tratamento de câncer, vítimas de acidentes, pacientes cirúrgicos e portadores de doenças hematológicas”, descreveu Daiana Nepomuceno Pacheco, coordenadora do Hemonúcleo de São Gonçalo.

   O sangue coletado no Hemonúcleo abastece as unidades de urgência e emergência da cidade para a realização, não só dos casos de emergência, mas também de cirurgias eletivas e procedimentos – que aumentaram consideravelmente nos últimos anos, principalmente no Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR). Cada bolsa de sangue de 400 ml pode salvar até quatro vidas – pouco para quem doa e muito para quem recebe.  

     “A data tem como objetivo incentivar novos doadores e agradecer àqueles que já fazem parte dessa rede de solidariedade, essencial para garantir a reposição constante dos estoques. Diariamente, mais de 20 bolsas de sangue são usadas na cidade. E, nem sempre, elas são repostas na mesma proporção. O sangue humano é insubstituível. O ser humano é a única fonte dessa matéria-prima. Por isso, a necessidade constante de doação e de conscientização das pessoas para serem voluntárias regularmente”, destacou o subsecretário de Urgência e Emergência, Aclécio Araújo.

   O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30, exceto feriados e pontos facultativos. Para a doação, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. Também é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade; e pesar, no mínimo, 50 quilos. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

     Outras exigências são: não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses, não estar gripado, não ter doenças transmissíveis pelo sangue (hepatite, HIV/aids, HTLV, etc.); não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não ter tido doença de chagas ou malária e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis. Restrições também se aplicam às pessoas com doenças autoimunes, diabetes descompensada e hipertensão não controlada.

    O Hemonúcleo de São Gonçalo fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto.

Autor: Ascom
Foto: Fábio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content