Início > Saúde > Hemonúcleo faz apelo por doadores de sangue

Hemonúcleo faz apelo por doadores de sangue

Publicado em:  06/02/2024

Estoque sempre cai com a proximidade do Carnaval

O Hemonúcleo de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Saúde, convoca toda a população para doar sangue especialmente nesta semana em que se inicia o Carnaval. Com o período festivo, o número de doadores na unidade tende a cair, por isso, a Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população apoie a campanha “Carnaval sangue bom”.

O Hemonúcleo de São Gonçalo atende a todos os hospitais municipais da cidade, além de enviar bolsas de sangue também para o Hemorio.

A doação de sangue é rápida e indolor. Em poucos minutos, é feita a retirada do sangue e, logo após a doação, a pessoa pode seguir a vida normalmente.

Aqueles que tiverem interesse em participar da campanha devem comparecer ao Hemonúcleo e iniciar o processo de cadastramento respondendo uma série de perguntas em um formulário. Logo em seguida, o doador passa por uma triagem clínica, com entrevista, verificação da pressão arterial e teste de anemia para saber se está apto a realizar a coleta.

Após a doação, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV.

Os requisitos necessários para doar são: pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade (para menores de idade é necessário autorização dos responsáveis), ter uma boa noite de sono, uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses. É importante destacar que não é preciso estar em jejum.

Moradora do Salgueiro, Cleide Teixeira, é doadora há anos e marcou presença no Hemonúcleo de São Gonçalo na manhã desta terça-feira (6) antes de cair na folia.

“Faço questão de pelo menos uma vez ao ano doar sangue. Me sinto bem quando termino de doar, é realmente um ato de solidariedade que só custa nosso tempo. Garanto que vou curtir o período do Carnaval muito mais feliz”, disse Cleide.

O Hemonúcleo de São Gonçalo fica anexo ao Pólo Sanitário Washington Luiz, na Rua Zé Garoto, 62, no bairro Zé Garoto.

Foto: Fabio Guimarães