Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo investe em vacinação itinerante em lugares com aglomerações
17/07/2025
Motociclistas do Insanos ajudaram a salvar vidas neste sábado
O Hemonúcleo de São Gonçalo, no Zé Garoto, está sempre de portas abertas para quem deseja doar sangue e ajudar a salvar vidas. Neste sábado (19), ele abriu – excepcionalmente – para receber as doações de sangue do motoclube gonçalense Insanos MC/ Regional Leste Fluminense.
“Normalmente, não abrimos aos sábados. Mas recebemos o pedido deste motoclube e nos mobilizamos para que isso acontecesse. Convocamos todos os funcionários e montamos um esquema especial de funcionamento, que também contou com outras áreas envolvidas para que tudo desse certo. Estamos sempre prontos para receber os doadores. Podem nos procurar sempre”, disse Daiana Nepomuceno Pacheco, diretora do Hemonúcleo de São Gonçalo.
O processo de doação tem duração máxima de 15 minutos com a retirada entre 400 e 450 mililitros de cada voluntário. O sangue humano é insubstituível e não pode ser fabricado. Por isso, a necessidade é constante de doação e de conscientização das pessoas para serem voluntárias regularmente.
O sangue coletado no hemonúcleo abastece as unidades de urgência e emergência da cidade para a realização, não só dos casos de emergência, mas também de cirurgias eletivas e procedimentos – que aumentaram consideravelmente nos últimos anos, principalmente no Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR). Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
Para a doação, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. Também é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade; e pesar, no mínimo, 50 quilos. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.
Outras exigências são: não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses, não estar gripado, não ter doenças transmissíveis pelo sangue (hepatite, HIV/aids, HTLV, etc.); não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não ter tido doença de chagas ou malária e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis. Restrições também se aplicam às pessoas com doenças autoimunes, diabetes descompensada e hipertensão não controlada.
O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30, exceto feriados e pontos facultativos e fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto.
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados