Início > Educação > Horta nas escolas da rede municipal de São Gonçalo

Horta nas escolas da rede municipal de São Gonçalo

Publicado em:  24/11/2021

Projeto irá ser implantado, inicialmente, em dez unidades de ensino

A partir de 2022, novos “frutos” serão cultivados em solo gonçalense, em prol de um desenvolvimento mais generalista para as crianças da rede municipal. A Prefeitura de São Gonçalo, por meio de parceria entre as secretarias de Agricultura e de Educação, iniciou nesta semana o preparo do terreno da primeira de um total de 10 escolas que irão receber hortas até o fim do primeiro semestre do próximo ano.

A primeira unidade que receberá a ação é a Escola Municipal Prefeito Jayme Mendonça de Campos, em Monjolos. Seguindo o cronograma da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários, as primeiras sementes devem ser plantadas na primeira quinzena de dezembro.

O secretário de Educação, Mauricio Nascimento, destacou a importância do projeto.

“Buscamos iniciar o projeto em uma unidade escolar que tivesse bastante interesse pelo tema, onde nossos alunos têm possibilidades de aprendizados teóricos e práticos, através da Secretaria de Agricultura, que tem conhecimento na matéria”.

“Desde o início da gestão do prefeito Capitão Nelson, buscamos estreitar os laços com a Educação, que é a base de tudo. Conseguimos tirar do papel essa importante iniciativa, que proporcionará aos jovens de São Gonçalo uma formação mais completa, além de novas experiências. Temos o cronograma de iniciar o projeto em 10 unidades até julho de 2022, mas seguimos trabalhando para levar essa ação ao máximo de unidades possível nos próximos anos”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários, Roberto Sales.

As hortas municipais serão mantidas por servidores da Secretaria de Agricultura, com apoio de voluntários da Associação de Produtores Rurais e das unidades escolares que irão receber a ação.

Foto: Lucas Alvarenga