Início > Saúde > Hospital Luiz Palmier passa por reforma e remodelação

Hospital Luiz Palmier passa por reforma e remodelação

Compartilhe isso:


Publicado em:  05/06/2025

Unidade de saúde vai abrigar novo lactário municipal

O Hospital Luiz Palmier (HLP) está passando por uma ampla remodelação estrutural, com melhorias internas e externas em diversos setores. A reforma contempla praticamente toda a unidade, com exceção do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), que é recente. Além disso, está sendo construído no local o novo Lactário Municipal, seguindo rigorosamente as normas dos órgãos competentes. 

     O interior do hospital avança com a nova pintura e as luminárias já foram substituídas, proporcionando ambientes mais claros e acolhedores. O exterior também está sendo preparado para receber nova pintura. Mas as mudanças não são apenas estéticas — são também funcionais.

     O Centro Cirúrgico ganhou uma nova sala, chamada ‘Day Clinic’, destinada a acolher os pacientes que chegam cedo para as cirurgias eletivas. A iniciativa visa agilizar a admissão, evitando a ocupação precoce dos leitos. Outra importante alteração foi a mudança da entrada da Emergência Psiquiátrica, que agora não ocorre mais pela recepção geral do hospital. 

     “Tudo foi pensado para preservar a privacidade dos pacientes, especialmente aqueles que chegam em situação de vulnerabilidade. Também reformulamos a sala de estabilização e o fluxo emergencial da ala psiquiátrica. O arquivo foi reorganizado e a recepção ao público melhorada com a criação de uma nova sala de espera”, explicou a diretora  do HLP, Hilma Oliveira.

     O setor de manutenção predial foi transferido para outro local e o antigo espaço foi demolido para abrigar o novo Lactário Municipal. As obras já começaram e as paredes da nova estrutura já começaram a ser erguidas. Após essa primeira etapa, as demais áreas do hospital também serão reformadas, incluindo todas as enfermarias, recepção, refeitório, centro cirúrgico e ambulatório.

     “A primeira enfermaria já foi reformada. Eliminamos janelas sem função e transformamos o espaço em um modelo que servirá de referência para as demais: ambientes claros, limpos, climatizados, com TV e padronizados”, acrescentou Hilma.

     As intervenções estão sendo realizadas em etapas, de forma planejada, para não comprometer o funcionamento do hospital. “Estamos sempre focados em melhorar o atendimento e oferecer ambientes mais acolhedores, tanto para os pacientes quanto para os nossos servidores. Por isso, trabalhamos para entregar um hospital mais dinâmico, com mais leitos disponíveis para a população”, destacou o subsecretário de Urgência e Emergência, Aclécio Araújo.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content